Dimas apresenta plano de governo no 'Encontro com o Candidato" | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Dimas apresenta plano de governo no ‘Encontro com o Candidato”

Dimas apresenta plano de governo no ‘Encontro com o Candidato”

Candidato a prefeito pelo PSD, Dimas Costa, apresentou o seu plano de governo à diretoria da Acigra (Associação comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí) na última semana, no dia 21. Ele foi o quinto postulante ao executivo municipal a participar do ‘Encontro com o Candidato’, realizado pela plataforma Zoom.

Dimas iniciou sua participação abordando suas propostas pela área da saúde, destacando que algumas coisas precisam ser mudadas como a implementação de um atendimento hospitalar 24 horas na região do barro Vermelho/Parque dos Anjos. Falou da criação de uma UTI neonatal no município, a implementação do projeto Parto Seguro (garantido que não vai haver violência obstétrica às gestantes) e que vai acabar com a multa contratual que há com o Dom João Becker quando o hospital ultrapassa a realização de 30% de cesáreas.

Sobre o teleagendamento, disse que a experiência na cidade não deu certo e, por isso, vai acabar com esse sistema e investir no acolhimento direto nas UBS’s, no horário que a pessoa chega na Unidade. Discorreu sobre o programa Saúde na Rua, a ser implementado com recursos federais, onde uma carreta se desloca pela cidade, principalmente nos bairros periféricos, levando atendimento médico e odontológico às comunidades. “É um projeto muito legal, que já funciona em Cachoeirinha”, salientou.

No tema educação, falou sobre o atual contrato que há com a Positivo e o gasto anual de cerca de R$ 6 milhões com esta empresa. Dimas afirma que vai cancelar este contrato, pois, segundo o candidato o plano pedagógico tem que ser feito pelo professor, que conhece os alunos, a região onde está a escola, tendo em vista que cada uma tem suas particularidades. “Queremos devolver aos professores a formulação do plano pedagógico”, disse. Esta proposta, segundo o candidato, é uma reivindicação que ele ouviu de professores e diretores de escolas.

Com a economia gerada com o fim do contrato com a Positivo, Dimas relata que vai investir em tecnologia e formação dos professores. Sobre os uniformes escolares, destacou que vai continuar com esta política pública, mas vai concentrar a entrega na mesma semana para todas as escolas. Na educação infantil, disse que vai firmar parcerias com a rede privada, associações e creches comunitárias, além de pedir bolsas à rede particular para suprir o déficit de 4.700 vagas que há na área, além de finalizar a construção de creches.

Na economia, falou sobre o projeto Mais gravataí, onde haverá diálogo permanente com o setor produtivo, governo do estado e união, além de Senac, Sindilojas, Acigra e demais parceiros. “Temos que ouvir as pessoas”, disse. Destacou que não vai aumentar impostos e sobre a retomada da economia falou sobre incentivo às compras locais, com sorteio de nota fiscal em Gravataí, e ter uma àrea azul flexibilizada, com tempo de tolerância, como ocorre em outras cidades da região. Também discorreu a respeito da criação de distrito industrial para micro e pequenas empresas.

Sobre mobilidade,falou sobre a construção de duas elevadas:uma sobre a Avenida Brasil com a ERS-118  e outra no Distrito Industrial com a ERS-030.Na àrea da segurança pública, relatou sobre a implementação de um cercamento eletrônico que funcione e a criação de um ponto da Guarda Municipal na Praça do Quiosque. Neste local, também falou sobre aproveitar melhor a Praça do Quiosque, tornando-a semelhante ao Chalé da Praça XV, em Porto Alegre, criando oportunidade para apresentação de artistas locais. Também falou sobre a implementação da Operação Presença, com viaturas da Guarda Municipal nos locais de maior ocorrência. No decorrer dos quatro anos de mandato, afirmou que vai trocar toda a iluminação da cidade por lâmpadas LED.

Na causa animal, disse que se faz necessário aumentar o número de castrações realizadas. Na assistência social, destacou a criação de dois restaurantes populares, chamados de Prato Feito – um na região central e outro nas Moradas, em parceria com empresas da cidade. Falou sobre a criação do projeto Prefeitura nas Ruas, semelhante ao que ele já desenvolveu enquanto vereador: o Mandato na Rua.

A respeito das subprefeituras, falou que vai permitir que elas possam atender demandas administrativas da população e ligá-las ao gabinete do prefeito. Também falou sobre plano de regularização fundiária na cidade, onde há mais de 170 localidades que precisam ser regularizadas.

No saneamento, disse que vai cobrar a Corsan em relação a PPP assinada com a estatal, assim como a questão da falta de água em algumas regiões. A íntegra da apresentação de Dimas Costa e a conversa dele com os diretores da Acigra está disponível no canal da Associação no youtube.

Dimas Costa é vereador há 8 anos. É técnico em segurança do trabalho e formado em gestão pública e pós graduado em gestão de pessoas. É casado e tem um filho de 4 anos.