Covid-19: Gravataí já vacinou mais que Porto Alegre e Canoas

Na tarde desta quarta-feira, 17, Gravataí já havia aplicado 81,7% das doses de vacina contra a covid-19 que recebeu. Ou seja, das 19.632 doses recebidas, 16.031 já foram aplicadas, seja como primeira ou segunda dose. Grandes municípios da região metropolitana, como Canoas e Porto Alegre, já imunizaram 72,4% e 56,3%, respectivamente, dos seus públicos-alvo desta etapa da vacinação. Nesta sexta-feira, 19, está prevista a chegada de mais uma leva de vacinas que poderá ampliar o público-alvo em Gravataí para idosos a partir de 75 anos.

Segundo a coordenadora da Vigilância Municipal em Saúde (Viemsa), Vanessa Prates, a estratégia de dividir a cidade por regiões e concentrar a dose em algumas unidades de saúde tem sido eficiente para se atingir o público-alvo. Ela comenta que o município ainda não foi notificado sobre o quantitativo de doses que receberá ainda esta semana e que será o número de vacinas disponíveis que irá definir se a faixa etária dos idosos será ampliada para 76 ou 75 anos. “Precisamos esperar a informação que vem do estado, assim como o regramento estadual (Resolução CIB) que é editado a cada nova remessa de vacina que chega, que organiza a aplicação do Plano Nacional de Imunização (PNI)”, explica a coordenadora.

O secretário da Saúde de Gravataí, Régis Fonseca, destaca que tudo o que é possível fazer está sendo feito para que o processo seja eficiente e ágil, imunizando o maior número de pessoas. Além disso, ele lembra que profissionais da saúde remanescentes e pessoas acamadas continuam recebendo suas primeiras e segundas doses, assim como os idosos. “Estamos seguindo todos os protocolos e imunizando a nossa comunidade de forma segura e rápida. Prova disso é que, do dia 19 de janeiro até hoje, já atingimos mais de 80% de aplicação das doses que nos foram repassadas”, finaliza Régis.

Tão logo as novas doses estejam disponíveis na cidade, a Prefeitura de Gravataí irá divulgar o público-alvo que será beneficiado nesta etapa, assim como os locais e horários, em seu site e nas redes sociais.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade