Corpus Christi na Aldeia | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Corpus Christi na Aldeia

Corpus Christi na Aldeia

Diversas atividades ocorrerão nas paróquias dos bairros e no centro da cidade. A tradicional confecção de tapetes e grandes procissões estão marcadas para a manhã e tarde do feriado.

 

Procissão reúne paróquias de Gravataí11280705_1091966814151931_568658798_o

Quatro paróquias do município irão promover uma grande procissão pela Avenida Dorival de Oliveira no feriado. As atividades iniciam as 9h desta quinta-feira (4), com a Santa Missa na Paróquia Santa Ana. Após a cerimônia, os fieis seguem em procissão pela rua Santa Ana, passam pela rua Botafogo, continuam pela rua Itacolomi e por ultimo pela Rua Dorival flores da Cunha até chegar na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na parada 72. Neste ano houve uma grande reunião de paróquias de Gravataí, que juntas realizarão uma das maiores procissões do município.

Também participam das festividades as paróquias Sagrada Família, São Vicente, e Nossa Senhora das Graças. Padre Batista, da Paróquia Santa Ana, convida toda comunidade para que participem da procissão e desfrutem deste momento de graça, união, fé e paz. Com os participantes vestindo branco, a idéia é refletir juntos a proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deste ano, voltada para o ano da paz.

 

No centro da cidade


11281547_1092016654146947_1538089432_o

Com o tema ‘Somos da Paz – Liberdade para muita criatividade’, outro evento religioso,  promovido pela Paróquia Nossa Senhora dos Anjos, acontecerá também nesta quinta-feira (4), a  partir das 15h. A comemoração prevê a celebração de missa, seguida pela realização de uma  procissão no centro da cidade.

Para a diretora-presidente da Fundarc, Fernanda Fraga, “o apoio do município nestas ações é  indispensável, pois simboliza a valorização da cultura”. De acordo com o pároco Tarcisio Rech,  serão arrecadados alimentos e roupas durante a ocasião e, posteriormente, estes bens serão  doados às comunidades carentes. O pároco, que também é um dos organizadores do evento,  destaca que o poder público e a igreja precisam se unir para promover a paz.

As festividades no centro do município iniciam às 8h, com a confecção do tapete, em frente à  Paróquia. Já às 15h, terá a missa e, em seguida, a procissão, que terá paradas de benção no  Hospital Dom João Becker e Prefeitura Municipal.

#Origem

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja. As leituras e textos litúrgicos são usados durante a celebração até hoje. Já a procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274.

11268029_1092019540813325_175693604_n