Conselho da Infraero decide nesta terça sobre aeroporto | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Conselho da Infraero decide nesta terça sobre aeroporto

Conselho da Infraero decide nesta terça sobre aeroporto

O Conselho de Administração da Infraero se reunirá em Brasília na terça-feira, 24, para decidir se encaminha a licitação às obras de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Em entrevista de rádio ontem (19) na capital, o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, manifestou não ter dúvida a respeito da aprovação. A obra está prevista no Plano Diretor do aeroporto desde 2011 e estava para ser decidida pelo Conselho, mas como o Estado discutia a construção de um novo terminal – o aeroporto 20 de Setembro em região entre Nova Santa Rita e Portão – a proposta ficou indefinida.

A ampliação da pista deve custar mais de R$ 500 milhões, faz parte de um conjunto de melhorias realizadas no Salgado Filho e, conforme o ministro, dará autonomia para funcionamento do aeroporto até 2030. Além da licitação, para viabilizar a obra será necessária ainda a transferência de 1,7 mil famílias que vivem no entorno da área, pela Prefeitura da capital.

A obra é de alargamento da pista e reforço do asfalto para aguentar maior peso, principalmente para o transporte de cargas. Atualmente a pista opera com 54% da capacidade, o problema é a largura.

Texto: Thamy Spencer