Com nova bandeira laranja, prefeito Marco Alba anuncia volta de atividades esportivas e reabre parques e praças | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Com nova bandeira laranja, prefeito Marco Alba anuncia volta de atividades esportivas e reabre parques e praças

Com nova bandeira laranja, prefeito Marco Alba anuncia volta de  atividades esportivas e reabre parques e praças

Com a confirmação do governo do Estado de que Gravataí, pela terceira semana consecutiva, segue na bandeira laranja, o prefeito Marco Alba anunciou na sexta-feira, 9, a retomada das atividades esportivas coletivas e liberação de praças e parques, já a partir de sábado, 10. No entanto, não haverá a presença de torcida, somente os envolvidos diretamente nos jogos. Entre uma partida e outra, deve haver o intervalo de uma hora, para evitar aglomeração. Não será permitido o uso de quiosques ou churrasqueiras, como normalmente ocorre nesses eventos.

“Esse conjunto de medidas está sendo possível porque temos um quadro técnico e de gestores públicos com experiência, conhecimento e capacidade. Somos a quarta maior economia do Estado, estamos entre os 100 maiores municípios do Brasil, com uma economia pujante e com as principais atividades a pleno vapor”, reiterou o prefeito Marco Alba. “Fazemos isso com toda a responsabilidade e competência técnica.”

As novas medidas (Decreto 18.247), que devem ser publicadas nesta sexta-feira, contemplam ainda a liberação das atividades ao ar livre, em praças e parques, respeitados os protocolos de distanciamento social. “A partir deste momento, em função da sucessão de bandeiras laranjas, o que demonstra uma desaceleração do contágio, estamos retomando a possibilidade de práticas ao ar livre, respeitando-se os protocolos do governo do Estado, como o distanciamento e uso de máscaras”, afirmou o secretário de Saúde Jean Torman.

Em outro decreto (18.249), o prefeito Marco Alba reafirmou a suspensão das atividades presenciais no ensino público municipal (educação infantil, ensino fundamental, médio e rede conveniada) durante todo o ano de 2020. Na rede privada, as aulas recomeçarão no dia 14 de outubro nas séries iniciais (educação infantil) e nas atividades dos cursos livres. O decreto (18.243) vai estabelecer o calendário de retomada da rede privada de ensino e estabelecer os protocolos de cuidados e prevenção.

Com as novas medidas, também estão liberados seminários, simpósios, feiras comerciais, atividades empreendedoras, de acordo com a capacidade de ocupação ou limitados a um úmero de 300 participantes, dependendo do espaço físico. “Precisamos do engajamento da nossa comunidade, como tem sido nesses quase sete meses de pandemia, para voltarmos a essas atividades com responsabilidade, com cuidado, proteção à saúde de pais, professores e alunos”, reafirmou o secretário Jean.

O secretário afirmou que Gravataí vai gestionar junto ao governo do Estado para a possibilidade de ampliação de atividades econômicas, como pubs, casas noturnas e danceterias, que ainda não foram autorizadas pela Secretaria Estadual de Saúde. “Vamos buscar liderar esse processo, para que essas atividades também possam ser retomadas.”