Coleta seletiva abrange todo o município de Gravataí

Mesmo em meio à pandemia, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) segue realizando, semanalmente, a coleta de seletiva de resíduos. Após a coleta que, atualmente, abrange todas as áreas do município, o material é destinado a uma cooperativa que emprega, direta e indiretamente, cerca de 60 pessoas e é responsável pela separação e destinação correta dos resíduos.

Segundo a SMSU, a responsabilidade de coletar os resíduos nas residências, a partir da coleta seletiva, é do governo municipal, ficando a cargo da cooperativa a separação e a destinação dos materiais.

“É muito importante que a população tenha consciência de para onde vai o lixo que ela separa e que, quanto mais o lixo for reciclado, mais pessoas podem ser agregadas à cooperativa e, consequentemente, mais empregos serão gerados”, lembrou o secretário municipal de Serviços Urbanos de Gravataí, Paulo Garcia.

Para o coordenador de logística e um dos idealizadores da cooperativa, Carlos Jorge, ver a cooperativa estruturada e gerando renda para as famílias é um sonho. “O incentivo e o apoio da prefeitura são fundamentais, porque, assim, todo o valor que nós arrecadamos com a venda dos materiais se transforma em renda para os cooperados”, ressaltou Carlos.

Além de a reciclagem gerar renda, com a separação do lixo, o investimento público para a destinação correta dos resíduos diminui o que impacta diretamente na vida de todos. “Com a separação correta, geramos renda, movimentamos a economia e economizamos verbas para serem investidas em outras demandas”, reforçou Paulo Garcia.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade