Nesta sexta-feira (20/11), comemora-se o Dia do Biomédico. O laboratório do HDJB, conta com uma equipe de Biomédicos e Bioquímicos, chamados de Analistas Clínicos, que diariamente também são responsáveis pelo perfeito diagnóstico dos pacientes. A profissão de biomédico completa 41 anos de regulamentação no Brasil.
A Biomedicina possui diversas habilitações, mas a mais conhecida é a de análises clínicas. Neste campo, o profissional atua no diagnóstico, acompanhamento e tratamento de diversas doenças. “São quatro décadas em que a biomedicina entrega profissionais multidisciplinares para sociedade, capazes de unir conhecimentos de diversos segmentos da saúde e da ciência”, comenta a responsável técnica do laboratório do HDJB, Gabriela Hahn.
No HDJB, a equipe de analistas clínicos atua diariamente no diagnóstico, realizando exames em diversos materiais biológicos, como sangue, urina e líquor.
O trabalho é considerado de suma importância para a prevenção, promoção e recuperação da saúde dos pacientes. “Nos dedicamos a fazer uma análise precisa e a liberar laudos laboratoriais fidedignos e em prazos úteis. Para nós é fascinante o fato de poder fazer a diferença na vida de alguém, estar ajudando a salvar vidas todos os dias”, ressalta Gabriela.
De acordo com ela, HDJB oferece um cenário muito promissor pela frente, principalmente pela aquisição de equipamentos com tecnologia compatível com a demanda e complexidade de exames. “Estamos passando por um processo de mudança, em que vamos validar os novos equipamentos para incorporação na nossa rotina, atualizar laudos e rever processos de gestão da qualidade”, complementa.
COVID
Com a pandemia, os desafios se tornaram ainda maiores, alterando a rotina do laboratório e exigindo o desenvolvimento de novas competências diariamente. Apesar da realização do exame específico para a detecção do novo coronavírus (RT PCR) não ser realizado no Laboratório do HDJB, a equipe teve que se capacitar e se adaptar para a coleta, cadastro, armazenamento e transporte destas amostras.
“No contexto geral, vemos biomédicos atuando nos laboratórios de pesquisa em busca de vacinas ou estudando o vírus. Também encontramos colegas na docência, nas clínicas de exames de imagem e em muitas outras frentes em busca de respostas neste momento tão delicado para todos”, salienta Gabriela.