Avenida Prefeito Acimar Silva é inaugurada | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Avenida Prefeito Acimar Silva é inaugurada

Avenida Prefeito Acimar Silva é inaugurada

Um novo caminho é sempre uma nova perspectiva, uma nova possibilidade, um novo olhar para o futuro, desenhado no presente. Em cada obra estrutural entregue pelo prefeito Marco Alba há um ponto a ser ligado. Há décadas nenhuma estrada nova era aberta em Gravataí. Um olhar para a mobilidade urbana é necessário, pois o tempo de deslocamento entre um ponto e outro é qualidade de vida na rotina em que vivemos. Neste sábado, 5, a Avenida Prefeito Acimar Silva, que liga a Freeway à ERS-030 foi oficialmente inaugurada e entregue à comunidade. A via, duplicada, sinalizada e iluminada faz parte da nova rota turística que conecta a Região Metropolitana à Serra Gaúcha.

Segundo o prefeito, Gravataí está crescendo em direção a essa região. A duplicação das pontes do Parque dos Anjos, assim como outras obras viárias, vem criando as condições estruturais para o turismo rural e gastronômico. “Agora precisamos ter foco no desenvolvimento econômico dessa região.”
Ele destaca que a avenida e a duplicação das pontes são obras novas e estruturais, que há décadas Gravataí aguardava, e que para aquela região, são ainda mais especiais. “O turismo é um dos setores que mais crescem no mundo, na contramão de atividades em escala industrial, e Gravataí precisa estar conectada com os novos tempos. Este é o grande legado do meu governo, mostrar que é possível fazer e nós fizemos.”
Para o secretário Municipal de Mobilidade Urbana Adão de Castro Júnior, esta é “uma via muito importante, que liga duas rodovias de grande movimento, que são a Freeway e a ERS-030”. “Com essa nova via, de justa homenagem ao nosso amigo Acimar, vamos poder desafogar a Avenida Centenário, dando mais mobilidade para esta região da cidade.”

Já o secretário Municipal de Obras Públicas, Paulo Martins, lembrou da missão que recebeu do prefeito Marco Alba, ainda no início do primeiro mandato. “Primeiro era necessário pagar as contas, mas nós precisávamos estar prontos para realizar as obras que a cidade tanto precisava, assim que fosse possível, e foi isso que fizemos. Esta é mais uma obra que tenho orgulho de ter participado.”
A construção da estrada só foi possível por conta da doação da área de 2,5 hectares, feita pelos empresários Sérgio Pereira, Marivaldo Tumelero e Júnior Teiga. A obra foi realizada pela Empresa Ecovilla Construções e custeada através de financiamento com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 3,8 milhões. “Esta área não foi desapropriada, a Prefeitura não gastou um centavo para ter a área, fez o investimento na obra. Estes são empresários que sempre acreditaram e investiram em nossa cidade. A eles, o nosso agradecimento.”

Como está desenhada a nova rota turística que leva à Serra

A Avenida Prefeito Acimar Silva possui 1,1 quilômetro de extensão, com duas pistas de 7 metros de largura cada e um canteiro central. Uma rótula no entrocamento da nova via com a ERS-030 também foi construída. Quem vem de Porto Alegre, pela BR-290 (Freeway), acessa a Estrada pela rótula da GM. A saída na ERS-030 será na parada 96, nas proximidades da empresa Sogil. Quatro quilômetros adiante, entrando à esquerda na interseção da parada 103 e seguindo pela Estrada Arthur José Soares, que também está totalmente pavimentada, os motoristas vão sair já na divisa com Taquara, na ERS-020.

A homenagem

No término da cerimônia ocorreu o descerramento da placa que marca a homenagem ao ex-prefeito Acimar Silva, acompanhada pelos seus familiares, entre eles, a esposa, Marli. Marco Alba explicou que o nome do amigo Acimar foi dado em forma de respeito a toda a sua história e compromisso com a comunidade. “Acimar se doou muito para a cidade como vereador e como prefeito, naquilo que foi o início do nosso projeto de cidade.” A filha de Acimar, Monique Oliveira, agradeceu a homenagem e carinho tido com o seu pai. “Esta é uma linda avenida. Tenho certeza que se ele estivesse aqui, estaria bastante orgulhoso desta obra tão grandiosa que trará tantos benefícios para a comunidade da região. Agradeço por este gesto que dá continuidade ao nome do meu pai e daquilo que ele acreditava.”

Ainda estiveram presentes a primeira-dama Patrícia Bazzotti Alba, a neta de Acimar, Bárbara Silva, e diversos representantes do Governo Marco Alba. Às 18h35, encerrando todo o ato de entrega, ocorreu o acendimento da iluminação da avenida.

Trajetória política

Prefeito no período 2011/2012, Acimar foi vereador por cinco vezes, tendo sido presidente da Câmara de Vereadores. Foi o vereador mais votado em 2004, com 3.077 votos, tendo presidido a Associação dos Moradores do Sítio Gaúcho, e também diversas comissões na Câmara de Vereadores, entre elas a de Educação e Cultura e de Agricultura e Abastecimento. No governo Marco Alba, foi secretário da Governança Comunitária, em 2013, e da Agricultura e Abastecimento, até o dia do seu falecimento.

Ele tinha 57 anos quando foi vítima de um crime de homicídio, no dia 15 de julho de 2015. Era natural de Gravataí e destacava como exemplo de vida seu avô, Floriano José da Silva, que foi vereador em Gravataí, em 1953. Deixou a mulher Marli, os filhos Alison e Monique, além dos netos Bárbara e Joaquim.