Aproximação com a imprensa e combate às fake news: Sogil apresenta ações na área de comunicação | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Aproximação com a imprensa e combate às fake news: Sogil apresenta ações na área de comunicação

Aproximação com a imprensa e combate às fake news: Sogil apresenta ações na área de comunicação

Empresa realizou evento direcionado a jornalistas da região na tarde desta quarta-feira. | Foto: Jornal de Gravataí

Na tarde desta quarta-feira, em evento direcionado a jornalistas, a empresa de transporte coletivo de passageiros Sogil apresentou, em sua sede da Parada 96, sua política de relacionamento com a imprensa e sua atuação nas redes sociais. A medida, entre outras coisas, visa uma aproximação aos veículos de comunicação da Aldeia e, ainda, o combate às chamadas ‘fake news’. “Muitas vezes, surgem, na internet, notícias falsas ou fora de contexto sobre a Sogil. Com uma maior atuação de nossos canais de comunicação, estamos buscando esclarecer os fatos e qualificar as informações”, disse o diretor-geral da empresa, Fabiano Rocha Izabel.

Em fevereiro de 2015, a empresa começou um processo de implantação de suas redes sociais, através da capacitação de servidores para gerir as mídias da Sogil. Desde então, foram criadas contas no Twitter, WhatsApp, Instagram e Facebook. Juntas, essas ferramentas enviam mais de 35 mil informações por mês para seus clientes. “Nos colocamos à disposição de todos para esclarecer quaisquer dúvidas e para fazer com que a informação correta circule na mídia”, disse o diretor-geral da companhia.

Já a diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Sogil, Ana Cristina Pereira, afirmou que, independente de a informação ser positiva ou não para a empresa, o contato se faz necessário. “As notícias nem sempre são verdadeiras, e isso traz um prejuízo para a imagem da nossa empresa. Esse é um dos motivos que fizeram com que nossa atuação nas redes sociais fosse mais forte. Nós queremos que as pessoas conheçam como as coisas funcionam, e estamos à disposição do público”, enfatizou a diretora.

Linhas municipais 100% vigiadas

Durante o evento, o diretor do Centro de Controle Operacional (CCO) da Sogil, Joaquim Cavalheiro, informou que cada um dos 73 ônibus da frota municipal possuem três câmeras de monitoramento, que são acompanhadas em telas do CCO da companhia. “Essas imagens nos permitem fazer o rastreio da frota e acompanhar os veículos em tempo real, além de poder saber se o motorista está parando corretamente nas paradas de ônibus da cidade”, informou Cavalheiro. Entretanto, o diretor do CCO informou que, até o momento, apenas 5% dos 218 veículos da frota intermunicipal possuem câmeras de monitoramento.

A empresa

Conforme dados fornecidos pela própria Sogil, a empresa conta, atualmente, com 878 funcionários. As quatro garagens da empresa estão localizadas nas paradas 76, 96 e 107, além da unidade da cidade de Glorinha. As linhas intermunicipais do eixo Gravataí-Porto Alegre e as linhas municipais da Aldeia e de Glorinha atendem, por mês, mais de 1,5 milhão de passageiros.