Duplicação das pontes do Parque | Reunião nesta sexta discutirá cronograma de execução do projeto | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Duplicação das pontes do Parque | Reunião nesta sexta discutirá cronograma de execução do projeto

Duplicação das pontes do Parque | Reunião nesta sexta discutirá cronograma de execução do projeto

Obras na Avenida Centenário, na região próxima às pontes, devem ficar prontas em março deste ano. | Foto: PMG/ Divulgação

Uma reunião marcada para esta sexta-feira irá discutir o cronograma de execução do projeto de duplicação das pontes do Parque dos Anjos, em Gravataí. Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Alison Silva, representantes da empresa responsável por executar o projeto visitarão a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) para o encontro. Técnicos da Secretaria de Habitação, Saneamento e Projetos Especiais também participarão da reunião.

“Na oportunidade, iremos tratar sobre as diretrizes do projeto. Vamos falar, além de prazos, sobre questões como a largura das faixas e, também, um espaço destinado a uma possível ciclovia”, adiantou Silva. De acordo com a prefeitura de Gravataí, a obra de duplicação das pontes será realizada através de financiamento junto à Corporação Andina de Fomento, instituição que repassará ao município R$ 100 milhões para serem investidos, principalmente, em ações de pavimentação. A Secretaria ainda não tem projeção de datas para o início das obras.

Segundo a Semurb, a empresa que irá realizar o projeto da duplicação das pontes já havia feito outros dois planejamentos para o local. “Em 1998 e em 2010, a companhia já tinha realizado um projeto para a duplicação. Porém, pelas normas de estrutura, o trabalho deve ser remodelado”, disse Silva. Após a elaboração do projeto, uma licitação deverá ser realizada para definir qual empresa executará as obras.

Municipalização

Nós últimos dias, dois trechos de estradas localizadas em Gravataí foram municipalizados. Segundo a prefeitura municipal, são 1,4 mil metros da ERS-020, entre a rótula da parada 61 e a rótula de acesso à Avenida Alexandrino de Alencar, e 4,2 mil metros da ERS-030, entre a rótula com a ERS-118 e o acesso à empresa Pirelli. A partir da municipalização, a prefeitura não necessita mais de autorização do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), órgão responsável pelas rodovias, para fazer a manutenção nesses trechos.

“São duas regiões que possuem um grande fluxo de veículos, que têm características urbanas e que possuem inúmeros empreendimentos e comércios. A municipalização desses locais trará uma maior rapidez na manutenção destes trechos, e também representa um grande passo para a viabilização do projeto de duplicação das pontes do Parque”, explicou o secretário municipal de Mobilidade Urbana.

Centenário com 40% da base concluída

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, 40% da base da obra da Avenida Centenário já está concluída. “Essa é a parte mais demorada, e será feita por primeiro. Após essa etapa, será iniciado a colocação do asfalto, que é mais rápida”, disse Alison. Segundo ele, a previsão de conclusão dos trabalhos continua para março deste ano.