Ao fazer 140 anos, Gravataí ganha de presente a UPA das Moradas, que tem o nome do Dr. Moisés Eli Magrisso | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Ao fazer 140 anos, Gravataí ganha de presente a UPA das Moradas, que tem o nome do Dr. Moisés Eli Magrisso

Ao fazer 140 anos, Gravataí ganha de presente a UPA das Moradas, que tem o nome do Dr. Moisés Eli Magrisso

Novas instalações, localizadas na ERS-020, região das Moradas, serão entregues na próxima sexta, às 18h

A semana dos 140 anos de emancipação política de Gravataí, a serem comemorados oficialmente no próximo dia 23, se inicia com um anúncio que é um verdadeiro presente para a cidade e a definição de uma justa homenagem a um profissional de reconhecido destaque. Às 18h da próxima sexta-feira será inaugurada a segunda Unidade de Pronto Atendimento de Gravataí – a UPA das Moradas, com o nome de Dr. Moisés Eli Magrisso, médico com mais de 40 anos de serviços dedicados à medicina em Gravataí e profissional muito estimado pela comunidade, especialmente da região das Moradas.

Um dos autores da indicação do nome do Dr. Moisés, oficializado por meio do Decreto 4.241, o vice-prefeito Áureo Tedesco ressalta o comprometimento e espírito comunitário do médico homenageado. “Em uma área tão sensível, em que normalmente as pessoas se encontram fragilizadas, na busca de um amparo médico, o Dr. Eli foi sempre uma grande referência”, ressalta Áureo. O próprio homenageado se mostrou emocionado ao receber a notícia de que a nova UPA levaria o seu nome. “Sou muito grato à Prefeitura por esse reconhecimento, e especialmente por ceder o nome a um importante espaço de acolhimento em saúde, com instalações modernas e pessoal técnico qualificado”, ressaltou.

Em outro decreto, de número 4.240, o prefeito Marco Alba também nominou a rua que é o endereço da nova unidade, que passa a se chamar Rua Elmo Lenz. É a via lateral localizada na extensão do Loteamento Morada do Vale I, paralela à antiga ERS-020, atualmente denominada Avenida José Bonalume. “Vamos entregar um dos maiores presentes para Gravataí, em um dia também muito especial, que é o aniversário de 140 da nossa cidade. Quando a Prefeitura consegue concretizar uma obra, superando desafios e muitos obstáculos, como foi o caso aqui da UPA das Moradas, que embora não tenha faltado dinheiro, mas sofreu atraso no cronograma por conta de problemas com as empresas, quem ganha é a cidade”, observa o prefeito.

RESULTADO DA BOA GESTÃO

As gestões do prefeito Marco Alba são reconhecidas pelos resultados obtidos a partir de uma política fiscal austera, com o controle das contas e, principalmente, recuperação da capacidade de investimento da Prefeitura, que hoje é de 12% do orçamento. Um número emblemático e definidor da saúde financeira dos governos de Marco Alba é o que mostra a redução do endividamento, de 56% (2013) para 16% (2019), conforme dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). “Isso foi condição essencial para que pudéssemos fazer as grandes obras”, reiterou o prefeito.

“Enquanto trabalhávamos para recuperar a capacidade de investimento do Município, para fazer as obras estruturais, como a duplicação das pontes do Parque e a abertura de novas vias, como a Estrada Municipal e a Avenida Prefeito Acimar Silva entre outras tantas, cuidamos do social, área que recebeu os maiores investimentos nesses últimos sete anos”, exemplifica o prefeito. “A UPA que recebe o nome do Dr. Moisés Eli Magrisso, a quem desde já agradecemos pelos anos de dedicação à nossa comunidade, terá uma modalidade ainda mais qualificada em sua administração, e isso iremos detalhar na próxima sexta-feira. Por ora, nos cabe parabenizar a cidade por mais essa conquista e convidá-la para esse momento especial, que será a entrega das instalações”, finalizou Marco Alba.

Dr. Eli, um médico comprometido com a comunidade

Dr. Moisés Eli Magrisso, nascido em 5 de maio de 1948, o Dr. Eli, como é conhecido, passou a residir em Gravataí no ano de 1978. Dois anos depois, instalou sua clinica na Morada do Vale I. Naquela época, não havia ônibus, caixas de correio, linhas telefônicas, tão pouco unidade de saúde. Em virtude das precariedades, o médico trabalhava cerca de 16 horas por dia, inclusive aos sábados e domingos e em muitas oportunidades levava pessoalmente seus pacientes ao Hospital Dom João Becker ou a hospitais de Porto Alegre.

O médico, naquela oportunidade iniciou um importante trabalho de conscientização no combate à verminose, através de palestras e distribuição de vermífugos. Com esse trabalho, a verminose foi praticamente erradicada nessa localidade. Por conta dos serviços prestados à comunidade, em 2010, Dr. Eli recebeu o título de Cidadão Gravataiense pela Câmara de Vereadores.

“Dr. Eli acreditou e muito contribuiu com a saúde e o desenvolvimento socioeconômico dos cidadãos da Morada do vale e região, razão pela qual prestamos esta homenagem”, ressalta o prefeito Marco Alba.

Estrutura
– Recepção para 40 pessoas
– 5 consultórios médicos
– Sala de medicação com poltronas para 10 pacientes
– Sala de observação com 14 leitos
– Sala de exames de RX
– Sala de exames de Eletrocardiograma
– Sala de coleta de exames laboratoriais
– Sala para curativos