Alerta no Rio | Nível do Gravataí volta a descer e fica abaixo da média | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Alerta no Rio | Nível do Gravataí volta a descer e fica abaixo da média

Alerta no Rio | Nível do Gravataí volta a descer e fica abaixo da média

Medição feita no último sábado apontou que o nível do Rio está em 1 metro e 73 centímetros. | Foto: PMG/ Reprodução

As poucas chuvas que caíram sobre a região nos últimos dias já estão provocando efeitos negativos no Rio Gravataí. Uma medição feita no último sábado na estação fluviométrica Caça e Pesca, localizada no Parque dos Anjos, apontou que o nível do Rio está em 1 metro e 73 centímetros – o normal é 2 metros e 60 centímetros. “A chuva que deve cair sobre a região nos próximos dias não deverá ser suficiente para o Gravataí voltar a sua normalidade”, disse o coordenador da Defesa Civil de Gravataí, Paulo Roberto Almeida.

Em 26 de dezembro de 2013, o Rio chegou a 1 metro e 15 centímetros, sendo considerado pelas autoridades como um dos níveis mais baixos dos últimos anos. De acordo com técnicos da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Gravataí, o Rio entra em nível de alerta quando atinge a marca de 1 metro.

As medições do nível do Gravataí são feitas todos os dias, as 8h e as 17h. De acordo com a Defesa Civil, ainda não há informações sobre as medições desta segunda-feira.

Risco de temporal

A Defesa Civil de Gravataí faz um alerta para o risco de temporais a partir desta terça-feira. De acordo com o órgão, a atuação de um centro de baixa pressão traz condições favoráveis à ocorrência de chuva forte, com altos volumes localizados em um curto espaço de tempo. Além disso, é possível que ocorram temporais, com vento e granizo, nesta terça-feira.

Racionamento em outras regiões

Conforme orientações da Defesa Civil de Gravataí, é importante que a população da cidade use a água de forma consciente, evitando que um possível racionamento tenha que ser feito no município.

Em todo o Estado, 21 cidades já passam por essa situação devido aos efeitos da estiagem. De acordo com o prognóstico da Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os próximos dias apontam para baixos acumulados de chuva na região Sul do RS, que vem sofrendo com a estiagem desde o início do ano. Como consequência da falta de chuva, alguns municípios decretaram situação de emergência.

Confira algumas dicas para o uso racional da água

– Não tome banhos demorados;

Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando;

– Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los;

– Aproveite a água da chuva para regar as plantas e o jardim;

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba e só abra quando for usar;

– Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais;

– Reaproveite a água da sua máquina de lavar para limpar a calçada;

– Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal;

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.