Álbum da Copa | Gravataienses se reúnem para trocar figurinhas | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Álbum da Copa | Gravataienses se reúnem para trocar figurinhas

Álbum da Copa | Gravataienses se reúnem para trocar figurinhas

Em 2018, encontros começaram há aproximadamente um mês. No último sábado, mais de 40 pessoas estiveram no Centro da cidade em busca de novos cromos. | Foto: Jornal de Gravataí

A cada quatro anos, é comum ver pessoas de todas as idades colecionando figurinhas a fim de completar o álbum da Copa do Mundo. E é com este intuito que um grupo de gravataienses se reúne todos os sábados, às 10h, na esquina das ruas Prefeito José Linck e José Loureiro da Silva, no Centro da cidade, para trocar cromos repetidos. “Coleciono figurinhas desde o Mundial de 2014. Eu acho essa troca muito bacana e, por isso, estou colecionando novamente”, diz o estudante Felipe Sauer, de 13 anos, que vai torcer para o Brasil ou para a Bélgica durante o torneio.

Já o conferente Rafael Ramos, de 25 anos, começou a colecionar as figurinhas neste ano, mas já está perto do objetivo. “Este é o quinto sábado que venho trocar figurinhas e preciso de apenas mais dez cromos para completar o álbum”, disse Ramos, que afirma ser torcedor da Seleção Argentina. Ele explica como o encontro funciona. “Além de trocar os cromos repetidos com outras pessoas, também há a comercialização de algumas figurinhas, mas sempre com o mesmo preço estipulado pela fabricante do álbum”, contou.

A comerciante Dejalmira Grilo, dona da banca de revistas que fica em frente ao ponto de encontro onde ocorrem as trocas de figurinhas, disse que a prática começou na Copa de 2014. “Eles trocam figurinhas desde o último mundial. No ano passado, também houveram trocas de cromos do álbum do Campeonato Brasileiro, mas a movimentação foi bem mais baixa”, disse Dejalmira.  “O pessoal tem comprado bastante figurinhas neste ano”, completou a comerciante.

Pai e filho juntos

WhatsApp Image 2018-04-29 at 16.51.08

Foto: JG

O contador Alisson Terra, de 43 anos, levou o filho para participar da troca de figurinhas. “Ele pediu que eu o trouxesse para ver como tudo funciona. Assim como ele, eu estou colecionando as figurinhas para completar o álbum da Copa pela primeira vez”, contou o pai do Marcelo Terra, de 5 anos.

Apps ajudam a gerenciar figurinhas

Alguns aplicativos para celular ajudam os colecionadores a se organizar na busca por figurinhas. Eles auxiliam a informar quantas figurinhas repetidas o usuário possui e quantas ainda estão faltando, por exemplo. “Apesar da existência dos aplicativos, eu ainda uso uma planilha para me organizar”, disse um colecionador. Algumas ferramentas disponíveis na loja virtual Play Store, para os celulares com sistema operacional Android, são o ‘Gerenciador de Figurinhas Álbum da Copa 2018 Oficial’, com avaliação nota 4,6, e o ‘Minhas Figurinhas’, com avaliação nota 4,5.

O álbum

reproducao

Foto: Internet/ Reprodução

A empresa Panini, fabricante do álbum, apresentou seu produto no último dia 12 de março. Conforme a companhia, esse é o seu 13° álbum consecutivo e exclusivo da Copa do Mundo. De acordo com o site da Panini, um envelope com 5 cromos deve custar R$ 2,00 e o álbum, com capa brochura, R$ 7,90. “Os preços dos produtos no Brasil são compatíveis com os valores praticados nos países da América Latina, e refletem todos os investimentos da empresa nas diversas plataformas para o lançamento da coleção de 2018”, diz a companhia em seu site.

O álbum de 2018 traz todas as 32 seleções que participarão do torneio retratadas com os seus respectivos uniformes oficiais, além de 18 jogadores de cada seleção. Além disso, uma nova seção foi adicionada ao álbum, com cromos de atletas que fizeram história nas edições passadas da Copa do Mundo, entre outras novidades. O número total de figurinhas é 682.

A Copa do Mundo

O Mundial de 2018, que será disputado na Rússia, tem início no dia 14 de junho, quando a seleção anfitriã enfrentará a Arábia Saudita. Já a Seleção Brasileira estreia na competição diante da Suíça, no dia 17 de junho, às 15h. A Copa do Mundo vai até o dia 15 de julho, quando acontecerá a grande final.