Acigra ouve as propostas de Claiton Manfro | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Acigra ouve as propostas de Claiton Manfro

Acigra ouve as propostas de Claiton Manfro

Na última semana, na quarta-feira (14/10), a diretoria da Acigra – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí – ouviu as propostas do candidato do PL à Prefeitura Claiton Manfro. Ele foi o terceiro postulante ao executivo municipal a ser ouvido pela entidade no ‘Encontro com o Candidato’. Natural de Gravataí, ele apresentou a diretoria da Acigra os principais pontos de seu plano de governo. Iniciou a sua participação falando de saúde. Entre suas idéias estão: articular a construção do Hospital Regional de Gravataí, investir prioritariamente na saúde preventiva, implantar o Programa de Saúde da Família (PSF) em toda a cidade, além de práticas integrativas na rede pública de saúde e valorizar os profissionais da área, melhorando seus salários e qualificando as estruturas atuais. O foco é trabalhar na prevenção, segundo Manfro. Ele também falou sobre a necessidade de se construir uma UPA na região do Barro Vermelho.

Em relação à educação, detalhou que o fundamental é qualificar as estruturas das escolas municipais e zerar o déficit de vagas na educação infantil com a construção de mais creches. Segundo o candidato há uma necessidade de se atender mais de três mil crianças atualmente. Esta será a prioridade de seu governo, caso seja eleito, afirma. Outras propostas incluem a continuação da entrega dos kits escolares, criar e implementar programas de formação dos educadores de forma regular e permanente, além de um canal de comunicação permanente com as escolas municipais, ligado ao gabinete do prefeito.

Qualificar os guardas municipais, aumentar o efetivo e o risco de vida da categoria são as propostas apresentadas em relação a segurança pública. Aumentar a quantidade de ônibus circulando na cidade e rever o funcionamento da área azul, criação e implantação de ciclovias, são destaques em relação a mobilidade urbana. Na infraestrutura, o objetivo é eliminar os problemas de saneamento básico, universalizar o acesso a água e esgoto, bem como melhorar a qualidade das vias do município.

Em relação ao desenvolvimento econômico, as propostas do candidato consistem em potencializar a economia solidária, fortalecer o comércio e indústria local, bem como o empreendedor local para reduzir o desemprego; criar cursos públicos profissionalizantes, qualificar a estrutura do Distrito Industrial e potencializar o trabalho dos artesãos. Para viabilizar o seu projeto, Claiton afirma que as verbas necessárias para implementá-lo serão captadas por meio de verbas parlamentares, da ampliação da captação de recursos, e buscar os recursos que a cidade tem direito junto ao Estado e governo federal, além de destinar 5% da arrecadação de impostos, como o IPTU, para criar um fundo público de fortalecimento do comércio e indústria. Também discorreu sobre reduzir o custeio da máquina pública (atualmente, segundo o candidato, são gastos R$ 400 milhões/ano para este fim).

Finalizou sua apresentação detalhando que pretende reduzir das atuais 19 para 12 secretarias municipais. Utilizar espaços, como CTG’s, igrejas, escolas, para formar profissionalmente trabalhadores e, assim, reduzir o índice de desemprego na cidade, além de criar uma agência municipal de emprego também constam em seu plano de governo. A conversa que ele teve com a diretoria da Acigra está disponibilizado no canal oficial da entidade no youtube. Formado em ciência política, Claiton Manfro é empresário, terapêuta e foi secretário municipal de governança e comunicação por seis anos. É casado e tem duas filhas.