A mesma praça… os mesmos problemas… | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

A mesma praça… os mesmos problemas…

A mesma praça… os mesmos problemas…

Principais praças da cidade sofrem com a falta de manutenção e descarte irregular de lixo. Prefeitura informa que serviços de revitalização estão sendo realizados

Após várias reclamações dos leitores do JG referente ao estado de conservação das praças do município, visitamos os principais pontos de lazer e recreação da população gravataiense para averiguar a real condição dos bancos, brinquedos e passeios destes locais. Praças próximas ao centro da cidade chamaram atenção pela falta de manutenção dos brinquedos, mas a Prefeitura informou que já executou serviço de manutenção em algumas, e que continuará a manutenção nos demais locais.

PARCONESFREE

No Parcão da “79”, o maior parque do município, com 29 mil metros quadrados, encontramos uma pracinha com brinquedos para crianças, porém em péssimo estado. Dos três espaços para balanços, apenas um ainda estava em seu lugar. O local reúne centenas de pessoas nos finais de semana, inclusive pais levando seus filhos para um momento de lazer. Em outro ponto do parque, vários equipamentos novos, formando uma academia ao ar livre, com placas e orientações aos praticantes, demonstram uma tentativa de revitalização do espaço.

PARCONESEQUIPA

Mesmo com lixeiras no seu entorno, o parque sofre com o lixo deixado por seus frequentadores, inclusive no lago, que funciona como um espaço de preservação ambiental, com animais e plantas nativas. Dentro do lago acumulam-se garrafas de vidro, de plástico, copos e embalagens de comida, onde deveria ser o lar de aves, tartarugas e ratões do banhado.

PARCONESLIXO

Na Avenida Centenário, uma das principais vias de acesso ao município, próximo ao shopping da cidade, fica a Praça da Vázea.  Ela tem uma estrutura com playground e quadra poliesportiva, mas nenhuma pode ser utilizada devido à falta de manutenção dos aparelhos. O espaço para recreação não conta com balanços, e os outros brinquedos estão estragados. Na quadra, que já não possui mais as telas de divisória e nem tabelas de basquete, sobram as traves de goleiras de futebol, que estão sendo deterioradas pelo tempo.

VARZEAFREE

Um dos espaços que mais chama atenção, na quase deserta praça, é um local cercado, muito bem cuidado. Onde já foi lugar de um coreto, hoje existe uma horta, cuidada pelos moradores e por um grupo de escoteiros. Uma cerca, um portão com uma simples tramela sem cadeado, para que qualquer um possa entrar, dividem a pequena horta do restante da praça. O espaço ainda conta com placas de identificação para cada tipo de planta.

VARZEAHORTA

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), informa que, trabalhos de revitalização e manutenção estão sendo realizados nas praças da Cidade. Nas últimas semanas, as praças Dom Feliciano e Borges de Medeiros receberam uma série de melhorias. Na ocasião, foram realizados a substituição de brinquedos, pintura, limpeza e melhoria nos espaços de lazer destinados à população. Ainda nas próximas semanas, a Praça Norberto Lessa, localizada em frente à Escola Estadual Barbosa Rodrigues, receberá também as equipes da secretaria para realizar os trabalhos. Conforme cronograma de trabalho da SMSU, as demais praças da cidade, receberão serviços de limpeza.

SECRETARIOPRACINHA

Além disto, a SMSU destaca que a população deve fazer sua parte para evitar o acúmulo de lixo em espaços públicos. Desde 2014, Gravataí passa a contar com o Novo Código de Limpeza. A partir de então, quem for flagrado jogando lixo na rua será notificado com infrações leves, médias, graves ou gravíssimas e poderá levar multa de R$ 150 a R$ 3 mil, dependendo da quantidade de lixo descartado de forma irregular. Solicitações, sugestões, reclamações ou denúncias podem ser feitas pelos telefones (51) 3496-4093 ou 3496-4418 (horário comercial) e (51) 9811-5959 (plantão) ou ainda pelo e-mail:smsu@gravatai.rs.gov.br.