A força da aldeia | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

A força da aldeia

A força da aldeia

Jeferson Lucas conquistou o título na categoria body builder Junior, até 75kg, no último domingo (21)

O Campeão Gaúcho de Fisiculturismo de 2015 é de Gravataí. Jeferson Lucas conquistou o título na categoria body builder Junior, até 75kg, no último domingo (21). O gravataiense de 21 anos demonstrou no palco que os quase quatro meses de preparação valeram a pena. O evento organizado pela Federação Gaúcha de Fisiculturismo e Body Fitness (IFBB-RS) ocorreu na Sociedade Ginástica em Novo Hamburgo.

Há quatro anos, Jeferson Lucas entrava pela primeira vez em uma em uma academia com a intenção de engordar. O jovem rapaz se sentia muito magro, e seguiu dicas de atletas, em revistas e na internet, para ganhar massa muscular. Até então nem pensava em competir, buscava somente um corpo definido. Porém, como apresentava uma boa definição, simetria e proporção dos músculos, foi aconselhado por amigos de academia a participar de competições. Procurou também uma nutricionista. E recebeu o apoio de ama amiga, que recém havia criado um estúdio, convidando-o para representar sua marca nos eventos de fisiculturismo.

Com apoio profissional, e dos amigos, Jeferson participou de sua primeira competição no início do ano passado. Já na estréia, o atleta conquistou a segunda colocação. Em setembro, competiu novamente, e também conquistou o segundo lugar, mas na categoria body builder Junior até 75kg. Nesta mesma categoria, em sua terceira competição, Jeferson Lucas sagrou-se campeão gaúcho, no último final de semana.

A rotina de Jeferson é intensa, passando a semana inteira dentro da academia, treinando e trabalhando. O estudante de educação física freqüenta as aulas da graduação na Ulbra, três vezes na semana, durante a manhã. Durante a tarde realiza seu treino, diariamente, descansando somente no domingo. Além disso, invade as noites como instrutor na academia Elyte, inclusive nos finais de semana. Para a última competição, Jeferson buscou o auxílio do experiente treinador Helmo Dillemberg, na preparação que iniciou em março.

O próximo passo seria o Campeonato Brasileiro, em Julho, porém o atleta não terá recursos financeiros necessários cobrir os custos da competição. Jeferson é patrocinado pela loja de suplementos alimentares NutriLife, e apoiado pela academia Elyte, mas será preciso um número maior de apoiadores para que marque presença na competição nacional. Outra pretensão do atleta é subir de categoria, fazendo um trabalho em longo prazo, para o próximo ano.

Nestas competições, diversos critérios são avaliados. Volume e definição dos músculos são alguns deles, assim como simetria e proporção corporal, que avaliam a distribuição dos músculos em todo o corpo. Além disso, a apresentação dos músculos e as poses para os jurados são importantes. “Não adianta ter músculo e não conseguir mostrar. A pose é importante e faz a diferença na competição”, destacou Jeferson.

No momento da entrega da premiação, o atleta não resistiu e chorou. “Passa na cabeça um filme de todos os momentos de preparação, ainda mais nesta competição que tem um nível maior”, relatou o fisiculturista. Ele destaca também que a sensação de vencer é a melhor do mundo, agradecendo os amigos da academia e os pais, que estiveram presentes no evento. “Só por estar lá, e conseguir mostrar o seu trabalho no palco, já me sinto um campeão, com sensação de dever cumprido, mostrando que toda a preparação, que foi exaustiva, valeu a pena”, finalizou Jeferson.

 

10731168_727977717299030_5262495803572402785_n