Visitas e anúncio de nomeações no primeiro dia de aulas | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Visitas e anúncio de nomeações no primeiro dia de aulas

Visitas e anúncio de nomeações no primeiro dia de aulas

Secretário da Educação, Vieira da Cunha, visitou o Instituto Estadual Rio Branco no primeiro dia do ano letivo 2015 (Foto:Evandro Oliveira, Seduc/Divulgação)

O secretário de Educação do RS, Vieira da Cunha, confirmou ontem que o governo do Estado deverá começar nos próximos dias mais uma rodada de nomeações dos aprovados no último concurso do magistério. Segundo a secretaria, a decisão deu-se logo depois de uma reunião com o governador José Ivo Sartori. O processo de chamada dos professores deverá ser detalhado nesta segunda-feira para a direção do Cpers-sindicato, em reunião que deverá ter ainda a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi. Até a abertura oficial do ano letivo para professores e coordenadores regionais de educação, durante seminário realizado nesta terça-feira, a proposta da Educação era contar com 910 novos professores, sendo 540 por nomeações do último concurso e 370 de contratações emergenciais, em áreas em que não há mais banco de concursados, especialmente nas de ciências exatas e idiomas. Porém, a secretaria ainda não sabia informar se esse número de nomeações será mantido.

Na última semana, um protesto por nomeações de professores e por reajuste de salário mobilizou dezenas de professores em caminhada desde a sede do Cpers até a frente do Palácio Piratini. A direção da entidade entregou, então, as reivindicações ao secretário Biolchi, que prometeu apresentar uma proposta na próxima semana.

RECEPÇÃO

No primeiro dia do ano letivo 2015, o secretário e o governador visitaram uma das maiores escolas de Porto Alegre, o Colégio Protásio Alves. Em toda a rede estadual, quase 1 milhão de alunos voltaram às aulas em 2,5 mil estabelecimentos de ensino nesta quinta-feira (26). Para receber os estudantes, o Estado conta com 79,2 mil professores e 19 mil funcionários.

Vieira da Cunha participou também da recepção aos cerca de 1.400 alunos do Instituto Estadual Rio Branco, no bairro Santa Cecília, na capital. Além de dar as boas-vindas, ele ouviu de professores e pais de estudantes as principais demandas da instituição. Em discurso, fez questão de frisar a importância da parceria de toda a comunidade escolar no processo de melhoria da qualidade do ensino público.

Texto: Thamy Spencer | Repórter especial JG/ADI