MAIS DE 100 VAGAS PARA NÍVEL TÉCNICO NO SEGUNDO SEMESTRE | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

MAIS DE 100 VAGAS PARA NÍVEL TÉCNICO NO SEGUNDO SEMESTRE

MAIS DE 100 VAGAS PARA NÍVEL TÉCNICO NO SEGUNDO SEMESTRE

Cursos com inscrições a partir do próximo dia 3 serão ofertados em duas escolas da rede estadual em Gravataí

Novas oportunidades para a formação profissional estarão disponíveis na rede pública de ensino no segundo semestre de 2015. Elas são uma ótima alternativa para uma recolocação no mercado de trabalho ou para direcionar o caminho profissional durante o término do ensino médio. Em Gravataí, no próximo semestre, novos estudantes entrarão em sala de aula para tornarem-se futuros profissionais da administração ou da distribuição de materiais.

Em contato com a redação do JG, o Professor Guilherme Guterres, responsável pela Educação Profissional/Técnica na 28º Coordenadoria Regional de Educação informou que serão 115 vagas disponíveis, em duas instituições de ensino do Estado. Uma delas é a Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti, onde serão disponibilizadas 35 vagas, no Curso Técnico em Logística. Já no Colégio Estadual Barbosa Rodrigues, o curso oferecido é o de Técnico em Administração e terá 80 vagas disponíveis. Os dois cursos serão ofertados no turno da noite.

Outros cursos serão oferecidos em mais duas cidades atendidas pela 28º Coordenadoria Regional de Educação. Em Cachoeirinha os cursos serão disponibilizados na Escola Marechal Mascarenhas de Moraes e no Instituto de Educação Princesa Isabel. Em Viamão, o curso técnico é ofertado na Escola Técnica de Agricultura (ETA).

Em todo o Estado, a Secretaria da Educação, via Superintendência da Educação Profissional (Suepro) tem 9.698 vagas disponíveis em cursos técnicos de escolas estaduais gaúchas, para ingresso no segundo semestre deste ano. As modalidades são técnico subsequente (quando o estudante já concluiu o ensino médio), cursos técnicos concomitantes (quando ensino médio e ensino técnico são paralelos) e aproveitamento de estudos do curso normal (nos casos em que o aluno já cursou disciplinas de ensino médio e fará as cadeiras do magistério necessárias para obter a habilitação). As inscrições serão feitas através do site educacao.rs.gov.br, entre os dias 3 e 10 de junho.

“O ensino técnico está entre as prioridades de gestão. Reativamos a Suepro e nossa meta é ampliar o número de vagas e melhorar as condições das nossas escolas técnicas”, afirma o secretário da Educação, Vieira da Cunha.

O formulário estará disponível aos estudantes na internet e possui quatro etapas. Na primeira tela, serão preenchidos dados de identificação, como nome do candidato e o município para o qual está se inscrevendo. A segunda tela pedirá a escola de preferência do estudante e a modalidade desejada. A terceira tela é de confirmação, onde o estudante validará as informações prestadas. Caso tudo esteja correto, basta confirmar. A quarta tela terá o recibo com o número de inscrição para o candidato imprimir.

As vagas serão destinadas de acordo com o resultado das provas, que ocorrerão em 4 de julho, ou definidas em sorteio marcado para 26 de junho. Os resultados poderão ser consultados a partir do dia 17 de julho, no site da Secretaria Estadual de Educação. A primeira fase das matrículas também será feita pela internet. Posteriormente, os documentos necessários deverão ser apresentados na escola.

Texto: Filipe Foschiera