Prêmio Promotor da Paz é entregue a vencedores | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Prêmio Promotor da Paz é entregue a vencedores

Prêmio Promotor da Paz é entregue a vencedores

A Câmara de Vereadores de Gravataí encerrou as solenidades de 2016 com um evento de reconhecimento e enaltecimento de iniciativas exitosas para a formação de uma cultura de paz no Município. Na noite da última quinta-feira, 15 de dezembro, o Plenário José Mariano Garcia Mota recebeu representantes de seis projetos, com atuações em segmentos distintos da sociedade, mas todos voltados para a superação da violência em suas diferentes formas. Foi a entrega do 12º Prêmio Promotor da Paz.
O presidente da Câmara, vereador Nadir Rocha (PMDB), saudou os convidados destacando a importância das iniciativas para a formação de uma comunidade mais justa e tranquila para se viver. “Queremos que esses projetos despertem em outras organizações e na sociedade em geral a necessidade do engajamento em ações que denunciem todas as formas de violência e que cultuem a paz”, frisou.
O secretário de Saúde, Laone Pinedo, salientou o ponto comum entre os seis premiados: a educação. “Não temos outra forma de mudar a sociedade, de transformar este país, que não pelo investimento em educação. Por isso que todos os projetos possuem um único tema envolvido, seja pela conscientização em um ambiente de drogadição, seja pelo trabalho das questões lúdicas com crianças, seja pela educação ambiental”, pontuou.
Falando em nome dos demais homenageados, o primeiro-tenente do 17º Batalhão de Polícia Militar, Carlos Adão Teixeira, coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) – projeto vencedor na categoria Destaque Especial -, comentou que a paz se faz presente em pequenos atos cotidianos.
“O pai que dedica seu tempo para acompanhar os temas e brincar com seus filhos promove a paz; o cidadão que tem paciência e serenidade no trânsito promove a paz; o jovem que consegue renunciar às drogas lícitas ou ilícitas promove a paz. Infelizmente, essas ações corriqueiras nos passam despercebidas, e tendemos a valorizar mais as ações violentas, que são a exceção”, comparou.
Teixeira agradeceu também não apenas a homenagem, mas a simples existência da premiação. “Sempre que alguém sente a necessidade de projetar com o objetivo da paz, cada vez que se executam projetos relativos à paz, e quando são premiadas estas iniciativas, o bem e o amor pela humanidade transcendem o próprio projeto e se tornam exemplo para os demais”, garantiu.
O presidente Nadir Rocha também prestou seu agradecimento aos coordenadores e profissionais que atuam nos projetos.
“Falo em nome de todos os gravataienses que são beneficiados por essas iniciativas quando agradeço e parabenizo a todas as pessoas engajadas nessas causas coletivas. Precisamos diariamente de mais atitudes como essas, capazes de interferir positivamente na vida de dezenas, centenas e milhares de pessoas de nossa cidade”, concluiu.