Celebração dos 136 anos de Gravataí começa nesta quarta-feira | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Celebração dos 136 anos de Gravataí começa nesta quarta-feira

Celebração dos 136 anos de Gravataí começa nesta quarta-feira

Será nesta quarta-feira, 19, a abertura oficial das comemorações aos 136 da emancipação de Gravataí no salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos, no centro da cidade. A partir das 19h30, o mestre em história e servidor aposentado do Museu Municipal Agostinho Martha, Getúlio Xavier Osório, ministra uma palestra aberta ao público que explica todo o contexto que levou o município à emancipação política e administrativa, que ocorreu no dia 23 de outubro de 1880. É a emancipação política que caracteriza, legalmente, a criação de um município. Osório é conhecido por lutar pela preservação do patrimônio arquitetônico do município, criando e desenvolvendo diversos projetos de preservação da memória e divulgação da história. Após encerrar a carreira, o historiador dedica-se a promover palestras que valorizam a cultura da cidade.
No dia seguinte ao início das comemorações, 20, ocorre o 16ª edição do tradicional Festival Internacional de Folclore de Gravataí. Nesta data, às 18h, acontece o desfile da comitiva dos países participantes na Praça da Bíblia, momento em que o prefeito Marco Alba recepciona no saguão da Prefeitura. E às 20h será realizada a abertura oficial do evento no Sesc da cidade. Já no domingo, 23, data oficial da emancipação da cidade, será celebrada uma missa às 16h em homenagem ao aniversário na Igreja Matriz. Continuando as festividades neste dia, às 18h, no Parcão da 79, a Escola de Samba Acadêmicos de Gravataí abre a festa com os animados enredos, posteriormente, às 19h, o grupo adulto do CTG Aldeia dos Anjos se apresenta mostrando o encanto gaúcho.
Para agitar a noite dos gravataienses, o Baile do Finna chega com o seu repertório eclético e eufórico. E, fechando as atividades, os músicos gravataienses do Grupo do Bola, que conquistou o país no programa SuperStar, chegam para animar a todos.

wp_20160419_11_22_47_pro-1

// A história da nossa cidade 

Em 1762, o Capitão Antônio Pinto Carneiro chegou às proximidades do rio Gravataí trazendo mais de mil índios, fugidos da Guerra Guaranítica, dando início ao povoamento da Aldeia dos Anjos, no Vale do Gravataí. Apesar da Aldeia já existir muito tempo antes, considerou-se o seu povoamento em 8 de abril de 1763.
Apenas em 1806, no dia 7 de outubro, a então Aldeia dos Anjos alçou-se à condição de distrito de Porto Alegre, sendo que só em 1880 passou à condição de Vila, com o nome de Vila de Nossa Senhora dos Anjos de Gravataí. Mas foi somente no dia 23 de outubro de 1880, que Gravataí desmembrou-se oficialmente de Porto Alegre, conquistando dessa forma sua emancipação política e administrativa. A partir desta data, o nosso município tornou-se independente caracterizando esta data como o “nascimento” da cidade.