Eco das ruas: A esperança em forma de solidariedade | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Eco das ruas: A esperança em forma de solidariedade

Eco das ruas: A esperança em forma de solidariedade

 

por Pedro Fraga

A menina Letícia de dois anos é portadora de hidrocefalia e mora em uma comunidade esquecida de Cachoeirinha, o Meu Rincão.
No último dia 25 de setembro, após consulta na UBS – Unidade Básica de Saúde -, da Bethânia foram solicitadas 30 sessões de fisioterapia motora. Marines, a avó da menina, procurou a Secretaria de Saúde do município marcando as devidas sessões necessárias, porém acabou esbarrando na falta de uma condução para buscar a pequena Letícia (é sabido que no Meu Rincão transporte público saúde, educação, segurança, água tratada, ainda são coisas de outro mundo).

A Secretaria não disponibiliza transporte para o deslocamento até a FISIOMED em nosso município, assim a solução foi entrar em uma fila de espera. Dona Marines contando sempre com o apoio do CRAS da Bethânia que acompanha a família tinha certeza de que algo iria acontecer, e foi na última semana que a esperança voltou a bater na porta dela. Após uma ação conjunta do CRAS e do CEPEFA – Centro de Pesquisa, Formação e Acolhimento Rodrigo Marcelino -, a pequena recebeu a oportunidade de uma avaliação na AACD, entretanto mais uma vez o obstáculo era o deslocamento, e após um contato com o grupo Gaúcho Solidário foi-lhe conseguido um veículo para prestar o transporte até a entidade em Porto Alegre. Lá, lhe foram concedidas uma cadeira de rodas e uma cadeira para banho, que receberá em breve. Tudo indica como nos lembra o ditado “que depois da tempestade vem a bonança”, hoje terça-feira, Letícia receberá uma avaliação de um fisiatra da APAE de Cachoeirinha, e assim poderá realizar as sessões de fisioterapia que tanto precisa. A novidade fica por conta de que o transporte será realizado pela CEPEFA, conforme nos informou sua coordenadora técnica. Ficamos todos na torcida para que os tempos ruins tenham passado para a jovem Letícia.