Canoas dá mais um passo para o funcionamento do aeromóvel | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Canoas dá mais um passo para o funcionamento do aeromóvel

Canoas dá mais um passo para o funcionamento do aeromóvel

A assinatura do contrato da empresa Aeromovel Brasil S.A. com a Somax Ambiental e Acústica Ltda., que fornecerá equipamentos ao sistema aeromóvel de Canoas, “é um passo decisivo para a concretização do sonho de uma geração”. Essa foi a definição do prefeito Jairo Jorge, ao confirmar sua anuência à contratação, durante a 238ª reunião do secretariado, no auditório Sady Schiwitz, na manhã desta segunda-feira (11).

Assinaram o contrato o diretor da Aeromovel, Marcus Coester; e o presidente da Somax, José Antônio Rochedo. A Somax fabricará seis turboventiladores industriais de serviço pesado de alto rendimento energético, para a propulsão dos veículos, além de 18 atenuadores de ruído cilíndricos, 18 portas acústicas com visores, 12 alçapões acústicos, seis conjuntos de painéis acústicos e seis conjuntos de revestimento acústico.

Solução inovadora

Conforme o prefeito, Canoas viabilizará uma alternativa de transporte de massa sustentável e de qualidade. Acrescentou que a pareceria da Aeromovel Brasil com a Somax reúne o que tem de melhor nessa área. Jairo Jorge afirmou que não aceitará o “velho jogo” dos críticos que pretendem inviabilizar o sistema por utilizar tecnologia nacional.

O secretário municipal da Fazenda e coordenador do Comitê Gestor do Aeromóvel, Marcos Bosio, parabenizou a Aeromovel pela escolha da Somax afirmando que essa parceria é “segurança de uma opção extremamente qualificada”. Reforçou que o aeromóvel de Canoas ampliará o acesso ao transporte, além de ser ecologicamente correto, pois terá baixo custo de manutenção e de consumo de energia.

Bosio explicou que os turboventiladores são os “motores” de propulsão do aeromóvel e a tecnologia usada assegura que não haverá ruído nas estações, que ficarão muito próximas das residências, proporcionando mais conforto para os usuários e para os moradores do entorno.

Marcus Coester e José Antônio Rochedo reforçaram que o contrato representa o comprometimento em atender as expectativas da comunidade canoense em um sistema moderno e eficiente de mobilidade urbana.

A empresa

Fundada em 1964, a Somax é uma empresa de capital nacional, certificada internacionalmente, com sede no Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul, tem como representante a empresa Kleber. Desenvolve, fabrica e comercializa equipamentos, sistemas e soluções nos campos da engenharia acústica, controle de ruídos e controle de vibração, tratamento do ar incluindo, desumidificação, climatização e ventiladores industriais.

Evolução do projeto

– No dia 30 de novembro de 2015, a Aeromovel Brasil S.A. assinou contrato com a empresa caxiense Marcopolo para o fornecimento de veículos ao sistema, com anuência do prefeito Jairo Jorge.
– No dia 28 de dezembro de 2015, a Prefeitura de Canoas recebeu da Corsan o projeto de readequação da rede hidráulica da avenida Boqueirão. A medida é necessária para a construção da linha 1 do aeromóvel, que terá 4,6 quilômetros, entre a estação Brigada, no Guajuviras e a estação Mathias Velho da Trensurb.
– A Aeromovel realiza a sondagem do solo e a próxima etapa é a publicação do edital para readequação da rede elétrica no trecho. Canoas é a primeira cidade brasileira a utilizar o aeromóvel para o transporte em massa.

 



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.