Projeto pescar irá formar 18 alunos na próxima sexta-feira | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Projeto pescar irá formar 18 alunos na próxima sexta-feira

Projeto pescar irá formar 18 alunos na próxima sexta-feira

Na próxima sexta-feira, 27, ocorrerá a formatura de 18 alunos do Projeto Pescar da unidade Renner Têxtil e Bodipasa. Após 11 meses de curso, o grupo, constituído por jovens de 16 a 19 anos, subirá ao palco do auditório da Faculdade Cesuca, em Cachoeirinha. O professor Gerson Schmidt ressalta a importância que o Projeto Pescar traz para o aluno e para a sociedade. “É importante esse tipo de projeto, pois ele ajuda na formação profissional e do cidadão de maneira geral”, salienta Schmidt, que é professor do projeto desde o seu início em 2007.

O Projeto

O Projeto Renner Têxtil e Bodipasa existe em Cachoeirinha desde 2007, desde lá oito turmas já se formaram através do projeto. Segundo o professor Gerson Schmidt, 137 alunos já concluíram o curso neste período.

Para participar, o aluno deve ter entre 16 e 19 anos, estar matriculado e frequentando o ensino médio e fundamental. “O aluno tem que estar estudando. Ele passa por uma avaliação, e é analisada a condição socioeconômica de cada família”, explica Schmidt, que além de professor é formado em pedagogia pela Unilasalle. O curso profissionalizante do Pescar busca priorizar alunos de baixa renda para ajudar na inclusão do mercado de trabalho. “Hoje cerca de 96% dos alunos que passaram pelo curso estão no mercado de trabalho”, diz o professor.

Curso

O curso é ministrado em três locais, na Renner Têxtil e Bodipasa, onde os alunos aprendem a parte técnica, e na Faculdade Cesuca, onde os alunos têm aulas de ciências humanas. O curso qualifica os alunos para atuarem como auxiliar de produção ou técnicos em vendas. Após a conclusão os alunos recebem encaminhamentos para algumas empresas do ramo. “O Curso é muito bom, superou minhas expectativas, obtive experiências novas”, falou Brendon Caldeira, 18 anos, um dos formandos.

Evillin dos Santos, diz ter aproveitado o curso e aguarda a maioridade para ingressar no mercado de trabalho. “O curso foi muito bom, me trouxe oportunidades. Espero trabalhar na área assim que eu fizer 18 anos”, falou a jovem de 17 anos.

Última turma

Para a tristeza dos professores e alunos, a turma que irá se formar na sexta-feira, será a última do Projeto Pescar Renner Têxtil e Bodipasa. As empresas e apoiadores resolveram cortar os gastos com o projeto social. “O país passa por um mau momento econômico, por isso resolveram cortar gastos e resolveram suspender o curso, o que para nós é uma pena”, lamenta o professor.

“Sempre foi uma grande satisfação para nós ter o pescar aqui, aprendemos muito, o curso envolveu professores e funcionários da escola. Já sinto falta desde agora”, diz Eloá Costa, secretária de responsabilidade e eventos do Cesuca. “É um dever da escola ter essa responsabilidade social, sempre foi muito gratificante. Infelizmente será a última”, conclui Eloá

Cerca de 50 professores da Faculdade Cesuca participaram do projeto, entre mestrandos e doutorandos. Além de 70 voluntários que atuaram em todos os laboratórios da instituição de ensino.

A formatura da última turma do projeto Pescar Renner Têxtil e Bodipasa será na próxima sexta-feira, às 20 horas, no auditório do Cesuca.