Principais usuários do Rio Gravataí promovem ação conjunta para diminuir efeitos da estiagem | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Principais usuários do Rio Gravataí promovem ação conjunta para diminuir efeitos da estiagem

Principais usuários do Rio Gravataí promovem ação conjunta para diminuir efeitos da estiagem

Representantes da Corsan, Sindicato Rural (arrozeiros) e IRGA estiveram reunidos na última semana, num encontro inédito em que foram discutidas soluções estruturais de baixo impacto para diminuir a erosão do rio e manutenção das condições normais de abastecimento público diante da estiagem.
As soluções se baseiam na execução de mini barramentos em pontos estratégicos para diminuir a velocidade de escoamento a jusante do banhado e regularização de nível para as captações de água da Corsan visando o abastecimento público na região.

A Diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan, Liliani Cafruni, ressalta que esta sinergia entre os usuários da bacia do Rio Gravataí é um grande avanço para o meio ambiente, como para todos os usuários, lembrando que essas soluções já foram apresentadas pela Metroplan como alternativas para a recuperação do Rio Gravataí.

Essas alternativas têm sido acompanhadas também pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura – SEMA, através do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente – DEBIO, que é o responsável pela gestão da unidade de conservação do banhado grande, e Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento – DRHS.

Acompanharam o encontro, além da Diretora da Corsan, os engenheiros Rafael Souza e Neilmo Mendonça, o assessor da diretoria Deivid Aguiar, o representante do Instituto Rio-grandense do Arroz – IRGA o engenheiro José Gallego Tronchoni, produtores rurais Marino Cestari e Mauricio Barcellos representante do comitê Gravataí e os engenheiros Alexandre Gomes e Ivo Lessa.