por Dijair Brilhantes
No final de dezembro de 2013, moradores do Bairro Anair, em Cachoeirinha, receberam a aguardada notícia: finalmente, depois de anos, a comunidade teria um local para lazer e para prática de esportes. Desde então os moradores viram toda a mobilização e a construção ganharem forma.
Estimada em pouco mais de 1,6 milhões de reais, a Praça de Esportes e Lazer deveria ter sido entregue outubro do ano passado, e está há cerca de três meses parada. Os moradores reclamam que o local virou depósito de lixo e ponto para uso e venda de drogas. “A obra está parada há meses, e o local virou um ponto para usarem drogas, e esconderijo de assaltantes” explica Pedro Lopes, morador do bairro há 45 anos. Ele ainda pede uma providência imediata. “Ou eles terminam a obra ou colocam um guarda, porque além de deixar o bairro inseguro estão saqueado tudo que já foi colocado na praça”, conclui.

A comunidade do Bairro Anair reclamam que além de perderem o local, que mesmo sem infraestrutura era usado para o lazer, ficaram com uma praça inacabada, impropria para uso
Bairro sem área de lazer
A comunidade do Bairro Anair ficou sem área de lazer, no local onde estava sendo construída a praça existia um campo que era utilizado para jogos de futebol, mesmo sem estrutura alguma. “Nossos filhos hoje não tem mais lugar para brincar, jogar bola, pois terminaram com o campo para fazer a praça e agora não tem nenhum nem outro”, diz Jaqueline Santos.
A paralisação das obras está trazendo outros transtornos aos moradores do bairro. Jaqueline conta que em dias de chuva a “praça” alaga, trazendo sujeira, lixo, além dos ratos. “Em dias de chuva, enche de água, alaga a rua e traz ratos para dentro de casa”, completa.
Sem solução imediata
A solução para o caso está longe de ter um final feliz, conforme o Secretário de Esportes, Valdir Mattos, a obra está parada porque a empresa que havia ganho a licitação desistiu do projeto. “A empresa começou a fazer a obra, quando chegou na parte do acabamento eles desistiram”, explica o secretário. Valdir diz que a prefeitura já multou a empresa em cerca de 400 mil reais, mas é preciso aguardar os prazos que a empreiteira tem para se pronunciar. “A prefeitura notificou a empresa responsável por fazer a obra três vezes, e multou em 400 mil reais, agora temos que aguardar os prazos que a empresa tem para se pronunciar”, explica o titular da pasta.
O secretário lembra que para a conclusão da obra ocorra será necessário fazer uma planilha com um levantamento de todo o material que será usado, relatando o que já foi danificado nesse tempo. “Temos total interesse em terminar a obra, estamos gastando muito para manter o local fechado, com a troca dos tapumes, por exemplo. Já informamos a Caixa Econômica Federal, agora temos que aguardar”, complementa Valdir Mattos. A praça, que era para ter sida entregue em outubro do ano passado, não tem previsão para ser concluída.
Vereador cobra explicações da comunidade
O vereador Irani Teixeira (PC do B), diz que faltam explicações da Prefeitura e da Secretaria de Esportes quanto ao atraso das obras da praça. “A obra está parada há três meses, não há uma justificativa à comunidade, o secretário de esportes só diz que a empresa desistiu e foi notificada pela prefeitura, mas não mostra os documentos de notificação”, diz Irani.
O vereador diz estar juntando os documentos e se ficar comprovado que houve descaso da prefeitura com o dinheiro público ele ingressará com uma ação no Ministério Público. “A situação está quase que insustentável se for comprovada que houve desperdício de verba pública, a prefeitura é a responsável”, afirma o vereador. “E as depredações que ocorreram lá, quem irá pagar, aquilo lá é dinheiro do povo”, questiona.