Na noite da última quinta-feira, 19, mais de setenta moradores das ruas Manoel Gonçalves Junior, Curitiba, Santa Catarina e Minas Gerais, do bairro Fátima, se reuniram para um debate entre a Brigada Militar, sociedade civil, Associação Comercial de Cachoeirinha e Guarda Municipal.
A atividade foi iniciativa da vereadora Jack Ritter (PSB) e Rubens Otavio (PTB), com objetivo de ouvir as deficiências na área da segurança pública principalmente entre os comerciantes da região. O alto índices de assaltos diários no comércio local estava fazendo com que os moradores fechassem suas portas mais cedo ou ainda tomassem outras medidas de segurança como grades e segurança privada.
Prevenção
Conforme a vereadora Jack Ritter, a ideia é fazer com que novas ações sejam tomadas como medida de prevenção contra os crimes. Para isso, a parlamentar foi até o comando da Brigada Militar propor o encontro entre sociedade e corporação. “Fomos recebidos com muita atenção e quando solicitamos essa reunião, fomos prontamente atendidos”, afirma Jack. Para o vereador Rubens Otavio (PTB), morador da região, essa é a maneira correta de estabelecer o diálogo entre cidadão e as forças de segurança. “Estamos unidos, de maneira apartidária, para sanar os problemas dos moradores”, garante o parlamentar.
Após exporem suas preocupações, os moradores ouviram o representante do comando da Brigada Militar, capitão Dery, bem como o secretário municipal de segurança, João Paulo Martins, que propuseram a criação da Patrulha Comercial. “Nossa missão é sempre proteger o cidadão e atividades como essa, nos aproximam das pessoas e dessa forma, podemos reconhecer os problemas de segurança nos bairros”, destaca o capitão da Brigada Militar.
Patrulha
A Patrulha Comercial, bem como a presença do motorhome do batalhão, uma vez por semana em cada bairro, deverá inibir e coagir a presença de pessoas suspeitas e atitudes ameaçadoras. Essas duas ações terão início já na próxima semana em caráter experimental, pois conforme o comando do batalhão, alguns ajustes de efetivo terão que ser realizados para garantir o pleno andamento do projeto.
Os parlamentares também firmaram novos compromissos com a sociedade. Conforme os vereadores, mais reuniões a exemplo desta, deverão acontecer em outros bairros. “A interlocução entre sociedade, poder público e demais autarquias completa o bom ciclo político em que deve ser pautada a nova política. Sem beneficiar um ou outro grupo de interesse pessoal do vereador. Por isso, eu e meu colega Rubens, nos unimos e outros colegas poderão se juntar a nós. Pois é esse o nosso real dever. Trabalhar para todos”, garante Jack, que na próxima semana levará ao Ministério Público um documento solicitando o aumento de efetivo na cidade. O documento será assinado pelos dois parlamentares e representantes da Associação Comercial de Cachoeirinha (ACC).
Funcionamento
A Patrulha Comercial fará uma ronda diária em sete bairros onde o índice de criminalidade é maior. Funcionará de segunda a sábado, onde o policial destinado a fazê-la, não só percorrerá o bairro, como também terá a preocupação de sair da viatura e conversar com comerciantes e moradores. Já o motor home ficara fixo em um local, uma vez na semana, nos bairros elencados, para acolher denúncias e fiscalizar atividades suspeitas.