Novo secretário quer desenvolver mais capacitações | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Novo secretário quer desenvolver mais capacitações

Novo secretário quer desenvolver mais capacitações

por Caroline Weigel

Na última semana, o vereador Luis Henrique Tino foi empossado Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda. À frente da pasta, ele afirma que sua expectativa é manter o bom andamento da secretaria. “Também quero desenvolver novos projetos de capacitação profissional, em parceria com o Governo do Estado e o Ministério do Trabalho”, afirmou.

“O desemprego é um fator nacional, vinculado principalmente à política econômica. No último ano, tivemos em todo o Brasil e no Rio Grande do Sul, uma grande queda na geração de empregos”, explica. Em Cachoeirinha, no ano de 2014, foram cadastradas na Agemte (Agência Municipal de Trabalho e Emprego) 3.139 pessoas e destas 226 foram efetivadas nos postos de trabalho. Nesse período, o total de vagas cadastradas foram de 2.865, e um total de 87 empresas tiveram suas vagas cadastradas na agência. “A maior dificuldade não são as vagas em si, mas a falta de capacitação ou experiência dos candidatos. Vagas existem, até em boa quantidade. O grande problema é a qualificação dos candidatos, o que muitas vezes impede seu crescimento profissional ou mudança de área de atuação”, afirma o secretário.

Tino já possui alguns projetos para desenvolver na secretaria: “Primeiro é colocar em dia a emissão das carteiras de trabalho, que devido a questões técnicas está gerando a impossibilidade de atender a população de nossa cidade na Agemte”, destaca. O novo secretário também quer priorizar, dentro da possibilidade, novos cursos e oficinas de capacitação para a população em geral e também para Pessoas com Deficiência. “Muitas vezes existe a vaga e o PCD não tem a qualificação, a experiência, ou não se sente qualificado para preenchê-la. Por isso será muito importante a parceria com o secretário estadual Miki Breier, do Trabalho e Desenvolvimento Social”, completa.