Moradores protestam contra fechamento de UBS Vila City | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Moradores protestam contra fechamento de UBS Vila City

Moradores protestam contra fechamento de UBS Vila City

Na tarde de ontem, 19, dezenas de moradores da Vila City protestaram em frente à Prefeitura de Cachoeirinha pelo fechamento da Unidade Básica de Saúde do bairro. Com cartazes que diziam “Merecemos respeito”, “Queremos nosso posto aberto”, “Saúde é prioridade” e “Prefeito ouça primeiro a comunidade”, a população reclamou da medida adotada pela prefeitura, que centralizará as especialidades no posto do bairro Cohab e colocará uma unidade odontológica na Vila City.

A população já havia organizado um abaixo-assinado, que conta com quase 3 mil assinaturas, segundo uma das moradoras, solicitando que não ocorra o fechamento do posto

A população já havia organizado um abaixo-assinado, que conta com quase 3 mil assinaturas, segundo uma das moradoras, solicitando que não ocorra o fechamento do posto

Maria Madalena Garcia, de 66 anos, era uma das moradoras que compareceu ao protesto. Ela utiliza muito o posto por ser diabética. “Espero que o posto reabra. Muitos precisam daquele lugar, até mesmo as pessoas do asilo”, salienta.

Maria Madalena Garcia, de 66 anos

Maria Madalena Garcia, de 66 anos

O pai de Itacir Bampi, 64 anos, utiliza bastante o posto, por isso o filho foi participar do protesto. “Estas pessoas que estão aqui representam mais de 3000 pessoas que assinaram o abaixo-assinado”, ressaltou.

Itacir Bampi, 64 anos

Itacir Bampi, 64 anos

Nair Petuco, 59 anos, moradora do bairro há 35 anos, utiliza o posto seguidamente. “Não sou contra a clínica odontológica, mas sou contra o fechamento do posto. Isso prejudica os idosos, cadeirantes e deficientes”, argumenta.

Nair Petuco, 59 anos

Nair Petuco, 59 anos

Explicações

Em matéria publicada no site, a Prefeitura de Cachoeirinha disse que está “reorganizando os serviços de saúde e as unidades básicas dos bairros City e Cohab para melhor atender a população” e que as mudanças “significarão mais conforto e qualidade para os pacientes dessa região”.

Segundo o publicado, nenhuma das unidades de saúde da região será fechada. A UBS Cohab passou a centralizar o atendimento com clínico geral, pediatria, ginecologia e enfermagem para os dois bairros e a UBS City será remodelada para ser transformada numa unidade de odontologia.

“Essa readequação objetiva o melhor aproveitamento das UBS e a eficiência dos serviços. Na UBS Vila City, a estrutura acanhada impossibilitava a realização de atividades de diagnóstico e prevenção em saúde de forma efetiva, pois não conta com espaço para realização de grupos educativos, para sala de curativos e para assistência odontológica. Além disso, é preciso readequar o prédio aos critérios da Vigilância Sanitária e da ANVISA”.

A matéria completa ainda que a UBS Cohab contará com 2 médicos clínico geral; 2 médicos pediatras; 3 médicos ginecologista/obstetras, 2 enfermeiros e 6 auxiliares/técnicos de enfermagem, além de servidores administrativos; estagiários e serviços gerais.

“A readequação das UBS também atende a necessidade de existir assistência odontológica na região. Assim, a estrutura física da UBS Vila City será remodelada para receber 3 dentistas e 3 equipes odontológicas. Outro fator considerado é que, atualmente, está sendo implantada a informatização nas UBS de Cachoeirinha, com internet para a sistematização da assistência de forma integrada em toda a rede de prestação de serviços à saúde municipal, com uso do cartão Mais Saúde Cachoeirinha e prontuário eletrônico. Entretanto, não havia possibilidade de implantar este serviço na UBS Vila City devido a inadequação física e à falta de prestador de serviço de internet disponível nesta localização. Assim, integrar esta UBS ao sistema de informatização se torna impossível sem a realização de reformas na UBS e contratação de outros sistemas de fornecimento de internet”.

 

FOTOS: Anderson Almeida / CC