Miki Breier anuncia secretários, redução de CCs e secretarias | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Miki Breier anuncia secretários, redução de CCs e secretarias

Miki Breier anuncia secretários, redução de CCs e secretarias

Juliano Paz e Nilo Moraes são confirmados no primeiro escalão do novo governo municipal que assume em 1º de janeiro do próximo ano em Cachoeirinha

Por Gisele Ortolan e Fabiana Calçada

Durante coletiva com a imprensa na tarde de 1º/11 o prefeito e vice-prefeito eleitos de Cachoeirinha, Miki Breier (PSB) e Maurício Medeiros (PMDB) anunciaram os primeiros nomes do próximo secretariado. Como já era esperado, Juliano Paz assumirá a Secretaria de Governança e Gestão, e Nilo Moraes, a Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos. Também foi confirmada a redução da estrutura administrativa para apenas 12 secretarias. Miki definiu o prazo de 21 de novembro como limite para anunciar todo o grupo do primeiro escalão do governo. Ele ressaltou que, pelo momento político e econômico do país, o enxugamento da máquina pública se torna inevitável.

Como parte do processo de reestruturação administrativa e redução de gastos, Miki e Maurício ainda informaram a extinção de 47 Cargos em Comissão (os chamados CCs) e o contingenciamento de outros 50, restando apenas 150 espaços dos atuais 248.
— A previsão é de que estas medidas nos tragam uma economia superior a R$ 2 milhões/ano. Nesse sentido, nosso governo está disposto a agir com a austeridade e os cuidados que o momento exige, mas sempre de acordo com o que a sociedade de Cachoeirinha espera da nova gestão. Teremos 12 secretarias com o intuito de implementar uma gestão moderna e qualificada para unir esforços visando atingir as metas propostas, sempre pensando no futuro da nossa cidade — reforçou Miki Breier.

Processo de transição

A tarefa dos dois secretários anunciados na terça-feira, Juliano Paz e Nilo Moraes, será a de coordenar o processo de transição juntamente com o próprio Miki Breier e Maurício Medeiros. O grupo tem o apoio do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e prepara um Plano de Ação Estratégico para os primeiros 100 dias de governo.
— Vamos trabalhar com metas, gestão, programas e acordos de resultados. Temos a confiança de que Cachoeirinha será o exemplo de uma gestão socialista. Para além do desenvolvimento econômico, o índice de desenvolvimento humano será prioridade em um governo que será dialógico, mas que compreende a importância da política — apontou Paz.

Transparência no governo

Miki Breier destacou que o processo e o novo governo estarão fundamentados no princípio da participação e da transparência.
— Vamos melhorar de fato os serviços oferecidos à comunidade. Saímos da campanha com o sentimento de que todos os segmentos querem participar da gestão e por isso contamos com uma participação mais efetiva da comunidade. Quem ouve mais talvez tenha menos possibilidade de erros — disse o novo prefeito.

O novo secretaria de Governança e Gestão

Juliano da Paz Carvalho nasceu em 09 de novembro de 1977, em Porto Alegre. Em 1980, mudou-se com os pais para a Morada do Vale I, em Gravataí, local em que reside ainda hoje. Formou-se Técnico em Secretariado na Escola Mascarenhas de Moraes, em Cachoeirinha, e cursou Direito na UniRitter, em Canoas (em conclusão).
Filiado ao Partido Socialista Brasileiro – PSB desde 1995 assumiu diversos cargos de direção nos níveis municipal e estadual. Atualmente é Secretário Especial da Executiva Estadual do Partido. Foi vereador em Gravataí entre 2001 e 2004, tendo concorrido a vice-prefeito da cidade em 2004 e 2008.
Desde 2007 é o Chefe de Gabinete do deputado estadual Miki Breier (PSB), na Assembleia Legislativa. Entre 2015 e 2016, também foi diretor-geral e secretário-adjunto do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Governo do Estado.

Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos

Nilo Moraes é bacharel em Direito, professor da rede pública estadual, técnico em contabilidade e graduando em Arquitetura e Urbanismo. Presidente municipal do PMDB em Cachoeirinha é o atual secretário Municipal de Habitação. Com longa experiência nas administrações públicas, foi diretor presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Gravataí (IPAG), secretário de Administração de Gravataí (2014/2016) e secretário da Administração de Cachoeirinha (1989 a 1992).
Também atuou como diretor na Câmara Municipal de Cachoeirinha, na Companhia Regional de Saneamento (Corsan), na Assembleia Legislativa, Trensurb, Rede Ferroviária Federal S.A., e na Secretaria Estadual do Trabalho, Cidadania e Ação Social.

As 13 Secretarias de Breier

Governança e Gestão, Procuradoria-Geral, Infraestrutura, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Segurança e Mobilidade, Assistência Social, Cidadania e Habitação, Planejamento e Captação de Recursos,
Modernização Administrativa e Gestão de Pessoas, Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e, Sustentabilidade, Saúde e Educação.

*Foto: Elaine Martins