Livros sustentáveis e educação para o trânsito integram a Feira do Livro 2015 | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Livros sustentáveis e educação para o trânsito integram a Feira do Livro 2015

Livros sustentáveis e educação para o trânsito integram a Feira do Livro 2015

Na manhã de ontem, 12 de maio, estudantes e a comunidade assistiram, na 28ª Feira do Livro de Cachoeirinha, a uma palestra sobre livros sustentáveis, com o jornalista e escritor Antônio Cazão, coordenador da ONG Reciclando Ideias. Em um bate-papo descontraído, Cazão questionou os presentes sobre o significado da palavra ecologia. Para esclarecer, em seguida: “a ecologia trata de tudo o que é vivo no nosso ecossistema. Ela visa preservar o nosso planeta”.

O coordenador da ONG Reciclando Ideias contou que o objetivo do projeto, realizado no Bairro Restinga, em Porto Alegre, é diminuir o lixo, reaproveitando-o. “Nós produzimos livros somente com o lixo reciclável. Também aproveitamos este tipo de material para produzir brinquedos, porta acessórios, porta caneta, entre outros”, afirmou Cazão. A ONG ainda realiza oficinas e palestras sobre ecologia e reciclagem. No final do bate-papo, o palestrante distribuiu livros recicláveis para os alunos que participaram com perguntas e respostas aos questionamentos da palestra.

Na sequência, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMOB) apresentou a peça teatral “A Joaninha e o Trânsito”, na qual foram abordadas as regras básicas de trânsito e os cuidados que qualquer cidadão deve ter enquanto pedestre. O titular da SMMOB, Joaquim Fortunato, que acompanhava o espetáculo, falou da importância de educar as crianças para o trânsito. “Nós não queremos agir só com a punição às infrações de trânsito. Estamos investindo na conscientização, desde a infância, que é o melhor caminho para termos um trânsito mais seguro. As crianças acabam educando os pais neste sentido, pois chamam a atenção deles para cumprirem as regras de trânsito”, argumenta o secretário.

A coordenadora de Educação para o Trânsito da SMMOB, Luciana Hauschild, esclarece que desde 2002 a Secretaria investe em ações de conscientização para o trânsito. “Quando nós começamos a atuar na prevenção, morriam, em média, cinco crianças no trânsito, em Cachoeirinha. Desde 2009 até o momento não tivemos nenhum registro de morte de crianças no trânsito do município”, pontua Luciana.

Participam da peça A Joaninha e o Trânsito a coordenadora administrativa da SMMOB, Ana Maria Cardoso Pacheco, e o agente de trânsito Marcos Ramos. O espetáculo já foi apresentado em diversas escolas municipais, além de empresas, grupos de idosos, motoristas, entre outros. Neste caso, a peça é adaptada de acordo com o público.

Sempre na Feira

Algumas personagens conhecidas do imaginário infantil, como a Cinderela, também estão presentes na Feira do Livro 2015. Elas ficam distribuídas pelo espaço, auxiliando na monitoria do evento. A coordenadora da Feira do Livro e da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, Carine Mattos, explica que são estudantes de magistério da Escola Princesa Isabel e que a monitoria tem o objetivo pedagógico de aprender como funciona um grande evento literário. “A ideia também é que elas chamem a atenção das crianças. As fantasias e a maquiagem são recursos extralinguísticos, para despertar a vontade de ler”, explica Carine. A maquiagem foi feita pela diretora de Cultura, Sônia Tonolher.