Lazer, esporte, cultura e projetos sociais em um só lugar | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Lazer, esporte, cultura e projetos sociais em um só lugar

Lazer, esporte, cultura e projetos sociais em um só lugar

por Caroline Weigel | redação

FOTO 1 FOTO 2 FOTO 3 FOTO 4

O Grêmio Esportivo Veranópolis, fundado em 1957 em Cachoeirinha, traz cultura, lazer, esporte e ações sociais para a cidade. Atualmente, conta com mais de 400 sócios que participam das piscinas, bailes e festas, além de torcer pelo time do clube, o Veranópolis, que já ganhou todos os títulos que podia ganhar em Cachoeirinha.

Para o calor

O G.E. Veranópolis oferece, desde 1998, um espaço voltado ao lazer, com piscinas para crianças e adultos. “Temos um cuidado muito grande com a piscina, temos um químico, cuidamos do ph da água e prezamos por uma água bem tratada”, explica o presidente da gestão 2015/16, Fabiano Farias.

As piscinas ficam abertas aos sóvcios de terças a sextas-feiras, das 15h às 21h, e sábado e domingos, das 10h às 12h e das 15h às 21h. “Abrimos pacote para sócio temporada, indicado por algum sócio. É R$ 80 individual e R$ 200 família”, explica o presidente benemérito, Nelson Martini.

O clube também cuida para que o número de sócios não ultrapasse o que o espaço comporta. “As vezes, vem mais gente em dia de semana, porque muitos vão para a praia no final de semana. É um ambiente bem familiar. O pessoal vem pra cá, senta, descansa, aproveita a piscina, não é aquela gritaria e barulheira”, ressalta Fabiano.

Festas

Aos sábados e domingos, na sede principal do Veranópolis, ocorrem bailes, a partir das 18h, até à 1h. Participam 600 pessoas, vindas de toda a grande Porto Alegre, embalados pelo comunicador Albani, da Rádio Farroupilha. No dia 17 de maio, ou o mais próximo disso, ocorre a festa do Grêmio Esportivo, com a presença de 120 casais, aproximadamente.

No próximo dia 17, feriado, o G.E. Veranópolis promove o Carnaval Infantil, a partir das 16h. “Trazemos a tradição, as marchinhas de carnaval, a escolha da rinha, melhor fantasia e prêmio para melhor torcida. A idade é até 14 anos”, relata Nelson.

Esporte

O Veranópolis é um time conhecido na cidade. A sala de troféus é recheada deles, com todas as taças que o clube já poderia ganhar. “Aqui temos toda a nossa história, cada troféu representa algo para nós. Todos os títulos que o Vera poderia ganhar aqui, já ganhou”, conta Nelson, que recebeu como homenagem ainda em vida a sala com seu nome.

O troféu que se destaca é o da Copa Internacional de Futebol Cidade Verde, disputada em Três Coroas. Outros troféus, como o dos Campeonatos Municipais, também são destaque na sala. Em 2014, das 5 competições que participou, o Veranópolis ganhou 4 e ficou vice em 1.

“Temos o grupo dos sócios que jogam aos sábados, os grupos da comunidade e escolinhas de futebol para meninas de 6 a 14 anos, nas terças, quintas e sábados pela manhã. Também aceitamos na escolinha crianças carentes, que não tem condições de pagar. No ano passado tínhamos 100 crianças na escolinha”, acrescenta Nelson.

Projetos Sociais

Além de dar espaço para crianças carentes na escolinha do clube, o Veranópolis organiza também no Dia das Crianças uma ação para todas as crianças da redondeza e quem mais quiser participar. “Nós temos a Equipe da Alegria, que são sócios voluntários do clube, que organizam uma festa para as crianças”, conta Fabiano.

Cachorro-quente, pipoca, palhações, brinquedos infláveis são algumas das atrações da ação. “Chamamos todo mundo, vem crianças até da Olaria. Contamos com doações e colaborações, como a Panificadora Rossato, que sempre doa 1000 pãezinhos para os cachorros-quentes. As mãos dão bolos e doces e todo o campo é liberado para a criançada”, completa.