Hospital oferece transporte para quem quiser doar sangue | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Hospital oferece transporte para quem quiser doar sangue

Hospital oferece transporte para quem quiser doar sangue

Durante os meses de janeiro e fevereiro, com a temporada de férias e viagens para praia, o número de doadores de sangue tende a baixar muito. O problema é que essa é uma época em que se necessita muito de sangue, por conta dos acidentes, principalmente nas estradas.

O Hemocentro do Estado do RS (Hemorgs) precisa de sangue de todos os tipos, especialmente O Negativo e O Positivo. Os estoques estão em níveis baixos e já há comprometimento de fornecimento de sangue e hemocomponentes para os leitos do SUS de 52 hospitais conveniados da Região Metropolitana e do Litoral Norte do RS.

O Hemorgs funciona de segundas a sextas, das 8h às 18h, na Avenida Bento Gonçalves, 3722, no bairro Partenon, em Porto Alegre. O telefone de contato para informações é (51) 3336-6755 e o endereço na internet é www.hemocentro.rs.gov.br.

O Hemocentro é um departamento técnico da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde – FEPPS, instituição vinculada à Secretaria Estadual da Saúde que coordena a hemorrede pública do RS.

Cachoeirinha

O Hospital Padre Jeremias, em Cachoeirinha, disponibiliza há alguns anos um transporte que sai do hospital até o hemocentro levando doadores voluntários. O transporte é realizado nas segundas e sextas-feiras, às 13h, mas para que ele ocorra, é necessário que haja 2 a 4 pessoas para ir doar sangue. Quem quiser mais informações ou fazer um pré-agendamento, pode ligar para 3441-9605.

Doe sangue

Doar sangue é simples, rápido e não dói. Todo ser humano em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques. O sangue não tem substituto e por isso a doação voluntária é fundamental. Os intervalos para doação são de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres.

 

O que é preciso para doar

– Estar em boas condições de saúde

– Levar documento oficial de identidade com foto

– Ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais.

– Pesar 50 Kg ou mais

– Não estar em jejum, mas com alimentação não gordurosa

– Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação

– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação

Alguns Impedimentos Temporários

– Gripe ou febre

– Gravidez

– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana

– Tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses

– Exposição à situação de risco para a AIDS (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas)

Alguns Impedimentos Definitivos

– Doença de Chagas ou Malária

– Hepatite após os 10 anos de idade

– Ser portador dos vírus HIV (Aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV

– Uso de drogas injetáveis