Gravataí | Homicídios caem 45% nos dois primeiros meses de 2018 | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Gravataí | Homicídios caem 45% nos dois primeiros meses de 2018

Gravataí | Homicídios caem 45% nos dois primeiros meses de 2018

Secretário de Segurança Pública apresentou os indicadores nesta segunda-feira. Homicídios, quando comparados com o mesmo período do ano passado, apresentaram diminuição. | Foto: Palácio Piratini

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul divulgou nesta segunda-feira os índices criminais referentes aos dois primeiros meses de 2018. De acordo com os dados da SSP, Gravataí registrou uma queda de mais de 45% no número total de vítimas de homicídios – foram 13 mortes até o dia 28 de fevereiro deste ano, contra 24 no mesmo período de 2017. Em Cachoeirinha, também houve redução neste indicador: 12 homicídios foram registrados nos dois primeiros meses do ano passado, enquanto que apenas quatro crimes deste tipo ocorreram até o final de fevereiro de 2018. Os números indicam uma diminuição de 66% no município em relação a esses casos. Todos os dados estão disponíveis no site ssp.rs.gov.br/indicadores-criminais.

Para o delegado Felipe Borba, titular da Delegacia de Homicídios de Gravataí, a diminuição no número de homicídios aconteceu por dois fatores. “No ano passado, tivemos um aumento considerável no número desse tipo de crime. Não é incomum que, no ano seguinte, haja diminuição em um indicador com números tão altos, e isso ocorreu em todo o Estado. Além disso, acredito que algumas operações de destaque da nossa delegacia, como prisões e elucidações rápidas de alguns casos, tenham contribuído para essa situação”, explicou.

Redução em roubos e furtos

Outros indicadores também registraram queda nas duas cidades no mesmo recorte de tempo. Em Gravataí, os roubos baixaram de 572 casos em 2017 para 360 ocorrências neste ano. Os números representam diminuição de 37%. Já em Cachoeirinha, os roubos diminuíram 17%: 326 casos em 2017 contra 268 neste ano.

Em relação aos furtos, Gravataí teve diminuição de 31%: foram 416 casos registrados em janeiro e fevereiro do ano passado, enquanto que 287 ocorrências desse tipo foram contabilizadas nos dois primeiros meses deste ano. Em Cachoeirinha, a redução foi de 234 casos para 182, o que representa uma diminuição de 22%.

Latrocínio

A cidade de Cachoeirinha, que não tinha registrado nenhum latrocínio nos dois primeiros meses do ano passado, teve um caso em 2018, ocorrido em fevereiro. Em Gravataí, o indicador teve redução, passando de três casos, em janeiro e fevereiro de 2017, para dois, no mesmo período de 2018. Os latrocínios são os roubos seguidos de morte.

Em âmbito estadual, diminuição em latrocínios e homicídios

De acordo com a SSP, o balanço dos dados estatísticos da criminalidade apontou que, em todo o Estado, houve redução de 63,9% nos índices de latrocínio e 34,5% nos homicídios em janeiro e fevereiro de 2018. Ainda conforme o órgão, os percentuais representam a comparação com igual período de 2017.

“Dados serão divulgados a cada 30 dias”, diz secretário

Nos últimos meses, a SSP vinha divulgando os indicadores criminais semestralmente. De acordo com a atual gestão da pasta, a divulgação se tornou trimestral e, com o incremento de servidores, foi possível divulgar os dados a cada dois meses. “Pretendemos, ainda neste ano, estabelecer o processo de divulgação a cada 30 dias, sendo ainda mais transparente com relação aos indicadores”, disse o secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer.

 

Gráfico elaborado pela SSP e disponível no site do órgão. Os dados são referentes ao período entre 1° de janeiro a 28 de fevereiro de 2018.

gráfico_2018