Guajará Miri quer de presente de aniversário a conclusão das obras da nova sede | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Guajará Miri quer de presente de aniversário a conclusão das obras da nova sede

Guajará Miri quer de presente de aniversário a conclusão das obras da nova sede

por Dijair Brilhantes

Nesta sexta-feira, 27, o grupo de escoteiros Guajará Mirim completa 5 anos. Tudo começou em fevereiro de 2010, quando adultos apaixonados pelo movimento escoteiro convidaram Paulo Ricardo Cardoso, que na época atuava em um grupo de Porto Alegre, para formar um grupo de lobinhos em Cachoeirinha, uma entidade escoteira que trabalhasse em prol à educação de jovens e crianças para a vida.

“Nosso grupo foi fundado com a ideia de partilhar com o público jovem desta cidade uma filosofia de vida já praticada há algum tempo no mundo (108 anos) chamada Escotismo”, conta Paulo Ricardo.

Os grupos de escotismo tem por natureza contribuir na educação e na disciplina de jovens entre 7 e 21 anos de idade. O grupo é filantrópico e sem fins lucrativos. “Nosso trabalho é totalmente voluntário, a proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa e na Lei Escoteira, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina, ou seja, bons cidadãos”, explica.

 

Segurança

Segundo o líder dos escoteiros todas as atividades que os jovens participam são orientadas e supervisionadas por um adulto, com total segurança.

“Durante nossas atividades, temos a necessidade de dar segurança para nossos jovens e crianças, para que nosso trabalho social tenha uma maior abrangência e qualidade”, conta Paulo.

A proposta do grupo  é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa e na Lei Escoteira, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento

A proposta do grupo é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa e na Lei Escoteira, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento

Ajuda para reformar a sede

Desde o ano passado, a sede do Grupo Guajará Mirim está passando por reformas, a falta de recursos impede a conclusão do espaço. “Hoje atendemos 60 jovens, com a sede própria poderemos duplicar esta capacidade, além de trabalhar com maior qualidade, pois teremos local para guardar os materiais usados durante as atividades e acampamentos”, esclarece Paulo. “Esta sede facilitará nosso trabalho com os jovens e proporcionará um uso social do espaço com atividades escoteiras, ecológicas e desportivas”, conclui.

Segundo o coordenador faltam apenas os acabamentos para a obra ficar pronta, mas será preciso arrecadar recursos para conclusão.

Desde o ano passado, a sede do Grupo Guajará Mirim está passando por reformas, a falta de recursos impede a conclusão do espaço

Desde o ano passado, a sede do Grupo Guajará Mirim está passando por reformas, a falta de recursos impede a conclusão do espaço

Jantar

O Grupo estará realizando um jantar em comemoração aos cinco anos de existência. O valor dos convites servirá para a compra de materiais para finalizar as obras da nova sede. “Precisamos com urgência de dinheiro ou materiais para ações como hidráulica, elétrica, pintura e compra de equipamentos”, diz Paulo. “Como nossa entidade não tem fim lucrativo, nossa renda vem de ações que promovemos como jantares, rifas e doações da comunidade e empresas”, completa.

Quem quiser colaborar com o Guarajá Mirim pode fazer uma doação de qualquer valor depositando na conta corrente Caixa Econômica Federal, Agencia: 3451 – Cachoeirinha, número: 003-447/8.

Jovens e crianças participam de diversas atividades. A segurança é prioridade para os jovens e crianças, para que todo o trabalho social tenha uma maior abrangência e qualidade

Jovens e crianças participam de diversas atividades. A segurança é prioridade para os jovens e crianças, para que todo o trabalho social tenha uma maior abrangência e qualidade

Para participar

A Sede do Guajará Mirim fica na Avenida Flores da Cunha 3811, ao lado do Shopping do Vale, junto à reserva ambiental Banhadinho da Casa do Leite.

As atividades deste ano iniciam no dia 07 de março e ocorrem todos os sábados das 14 as 17:30 horas. Podem participar jovens de ambos os sexos dos 07 aos 21 anos. O telefone de contato é o (51) 8455-3996.