Festa para a comunidade | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Festa para a comunidade

Festa para a comunidade

Na última sexta-feira, 13, ocorreu a Muamba de Carnaval da escola Unidos da Betânia, no bairro. Um bom público prestigiou a segunda muamba de Carnaval, realizada na Avenida Principal do Bairro Betânia. Na abertura, o secretário de Cultura, Claiton Manfro, afirmou que o objetivo das muambas é fortalecer as escolas e blocos do município e criar vínculo com a comunidade. “Queremos construir um Carnaval mais regional, que carregue as características de cada bairro. É um formato novo, que exige uma adaptação, mas que vem tendo o apoio da comunidade”, constatou o titular da SMC. O secretário finalizou o pronunciamento agradecendo à Liga das Entidades Carnavalescas de Cachoeirinha (LIECC).

A Escola Unidos da Betânia se apresentou com integrantes, que usavam predominantemente as cores vermelho, azul e branco. A escola dançou com o samba enredo “Chore você se quiser chorar” e ainda deu uma amostra do samba enredo do Carnaval do próximo ano. O presidente da Escola Unidos da Betânia, Norbein Ritter, conhecido como Nenê, esbanjava alegria. “Nós estamos plantando uma semente para que o Carnaval floresça novamente em Cachoeirinha”, disse Nenê, emocionado.

Seu Nenê afirmou que muitas pessoas participaram e que a comunidade adorou. “Tinha bastante gente, estava lotado mesmo, nós fizemos aquilo que pudemos e a comunidade adorou. Inclusive passamos um pouco do horário previsto para terminar, porque as pessoas queriam continuar a festa”, conta.

“O pessoal está vendo que a escola tá trabalhando, tá avançando. Agora nós focamos para o dia 22, quando todas as escolas e blocos se reúnem no parcão, e depois já começamos a projetar o próximo carnaval. Esperamos que seja ainda melhor que nesse ano”, completa.

Moradora do Bairro Betânia há 29 anos, a auxiliar administrativa Daiane Antunes Pereira é apaixonada por Carnaval. “Eu adoro o samba e a animação das pessoas. Achei excelente a ideia de levar o Carnaval aos bairros, pois facilitou para quem mora em locais mais afastados do centro poder participar da festa”, elogiou.

Daiane contou ainda que, além de ir às muambas, também acompanha os ensaios da escola de seu coração, junto com a família. “Ano retrasado minha filha Giovana, de 5 anos, desfilou pela Unidos da Betânia”, revelou.

Além da Secretaria de Cultura, também participaram da organização da segunda muamba do Carnaval de Cachoeirinha as Secretarias de Segurança (SMSEG), Mobilidade Urbana (SMMOB), Serviços Urbanos (SMSU), Saúde (SMS), Governo (SMG), e Meio Ambiente (SMMA).

 

As próximas muambas

– 3ª Muamba Geral: Apresentação de todas as escolas e blocos de Cachoeirinha, às 20h, no Parcão, no domingo, 22 de fevereiro

– 4ª Muamba: Bloco Afro Tchê e Escolas Rosas de Ouro e Vasco da Granja, às 20h, Praça da Juventude, no dia 27 de fevereiro