Feira do Peixe de Gravataí começa nesta quarta-feira em três locais | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Feira do Peixe de Gravataí começa nesta quarta-feira em três locais

Feira do Peixe de Gravataí começa nesta quarta-feira em três locais

Na tarde desta terça-feira, estrutura estava sendo montada no bairro Morada do Vale I. | Foto: JG

Os bairros Morada do Vale I e Parque dos Anjos, juntamente com o Centro, recebem as atividades da 22ª edição do evento. De acordo com o secretário de Agricultura, cerca de 10 mil pessoas são esperadas nos três dias da Feira. Em Cachoeirinha, evento já começou.

Nesta quarta-feira, às 9h, tem início a 22ª edição da Feira do Peixe de Gravataí, que se estenderá até o dia 30 de março. Neste ano, o evento ocorrerá simultaneamente em três lugares: na Rua Aldrovando Leão, no bairro Morada do Vale I, na Rua Aristides D’Ávila, no bairro Parque dos Anjos, e na Rua Angelino Lorenzino, nas proximidades do Parcão, no Centro da cidade. De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Denner Gelinger, são esperadas cerca de 10 mil pessoas durante os três dias do evento. No ano passado, mais de cinco mil visitantes passaram pela Feira.

“A Feira já é um evento consolidado no calendário da cidade. Além de peixes de água salgada e doce, que são espécies cultivadas em açudes do nosso município, vamos ter exposição de hortifrúti, compotas e sucos, entre outras opções”, explicou Gelinger. De acordo com ele, cerca de 15 produtores vão expor seus produtos nos três locais do evento. “Queremos fomentar a economia do município, além de incentivar a comercialização de produtos oriundos da agroindústria, produzidos na própria cidade”, completou o secretário.

A expectativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) é superar as vendas do ano passado, quando foram comercializadas mais de 20 toneladas de pescado – 12 mil quilos de água doce e mais de 10 mil quilos de água salgada. A SMAA não divulgou os valores arrecadados na Feira do ano passado.

A agente educacional Benta Pereira Borges, de 67 anos, disse que pretende ir à Feira já nesta quarta-feira. “Vou tentar encontrar um peixe Papa-terra, que é o meu favorito. Pretendo preparar uma janta já na quinta-feira à noite, além do almoço de sexta-feira”, contou.

Nos últimos dias, a Fundação Municipal de Meio Ambiente, órgão que fiscaliza as questões ambientais que envolvem a Feira, expediu uma autorização com critérios ambientais no intuito de evitar o sofrimento dos peixes, bem como garantir a qualidade do produto.

Em Cachoeirinha, Feira já começou

Desde a última segunda-feira, os moradores de Cachoeirinha já contam com uma Feira do Peixe. O evento, que está sendo realizado no Parcão da cidade, conta com seis expositores, e será realizado até a próxima sexta-feira. Segundo a administração municipal, em 2017 foram comercializadas cerca de nove toneladas de peixe. Para este ano, a expectativa é de que o número seja maior do que o do ano passado. No local, também está sendo realizada a Feira de Páscoa, que comercializa produtos relacionados à data.

Serviço

O que: 22ª Feira do Peixe de Gravataí

Quando: 28 e 29 de março, das 9h às 20h, e 30 de março, das 9h às 13h

Onde: Morada do Vale I – Rua Aldrovando Leão / Parcão – Rua Angelino Lorenzi / Parque dos Anjos – Rua Aristides D’Ávila