Estado e municípios juntam esforços para resolver problemas causados pelas chuvas | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Estado e municípios juntam esforços para resolver problemas causados pelas chuvas

Estado e municípios juntam esforços para resolver problemas causados pelas chuvas

Os estragos causados pelas chuvas e enchentes que atingiram o Estado nos últimos dias motivaram uma reunião, na quinta-feira, 23, entre o governador José Ivo Sartori e integrantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). O presidente da entidade e prefeito de Gravataí, Marco Alba, apresentou as demandas da região, os estudos que estão sendo feitos junto à Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e projetos que dependem de liberação de recursos federais.

Estiveram presentes os prefeitos de Cachoeirinha, Alvorada, Campo Bom, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Nova Santa Rita e Sapucaia do Sul. Foi levantada a situação de cada cidade, com destaque para Alvorada, que está sem abastecimento de água porque as estações de captação estão inundadas. Em Cachoeirinha e Gravataí, parte do serviço está suspenso.

O governador pediu empenho à Corsan para que a situação seja resolvida o quando antes. Conforme informou a empresa, as equipes vem trabalhando para isso e a Companhia colocou caminhões-pipas à disposição para atender os locais afetados. A normalização do fornecimento de água depende da baixa de vazão do rio Gravataí, já que existem geradores de energia submersos que não podem ser ligados devido ao risco para a população.

“Vamos fazer o que for necessário para ajudar e juntar esforços com as prefeituras para que tudo seja resolvido. A Secretaria da Saúde também está preparada para as ações que terão de ser feitas nos municípios posteriormente”, reforçou o governador.

O secretário do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch,  salientou que também estão sendo feitos estudos para resolver problemas enfrentados pelos municípios, a médio e longo prazo.

Participou também da reunião o chefe da Casa Militar, Everton Oltramari, que informou aos prefeitos que estão chegando ao Rio Grande do Sul 19,5 mil kits, entre produtos de limpeza, alimentos, itens de higiene pessoal e de dormitório (como colchões, lençóis e cobertores), viabilizados com recursos do Ministério da Integração Nacional.