Estádio do Cruzeiro deve estar pronto até o meio do ano | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Estádio do Cruzeiro deve estar pronto até o meio do ano

Estádio do Cruzeiro deve estar pronto até o meio do ano

por Caroline Weigel

Foi em 2010 que o Cruzeiro – na época, de Porto Alegre – anunciou sua mudança para Cachoeirinha. Dois anos depois, em janeiro de 2012, ocorreu o lançamento da pedra fundamental, dando início às obras do novo estádio, localizado na Av. Ary Rosa dos Santos.

A previsão, na época, era de que as obras ficassem prontas no centenário do time, em 2013. Mas o clube não conseguiu seguir a obra por causa de recursos e acabou atrasando a entrega da nova casa do time.

Agora, na última semana, as obras foram retomadas. A empresa responsável pela construção do estádio, Engemold, está finalizando os dois últimos módulos de arquibancadas no setor norte da nova casa cruzeirista. Com a conclusão destes dois módulos, o estádio estará com todo o seu anel de arquibancadas concluído. A grama também teve uma atenção especial nesta semana, com a utilização do sistema automático de irrigação para molhar o gramado nestas épocas de chuvas escassas.

Com orçamento estipulado em R$ 12 milhões, a tendência é que o estádio esteja pronto no meio do ano e terá espaço para 16 mil torcedores.

Casas cruzeiristas

Em 2013, o Cruzeiro completou 100 anos, ainda sem o estádio pronto para chamar de casa. Neste ano, o time usará o Estádio Antônio Vieira Ramos, em Gravataí, como sede para os jogos do Gauchão.

A casa de Cachoeirinha é a quinta residência em dez décadas. Quando se formou, a Vila Cruzeiro foi a primeira casa do time estrelado, localizada na Estrada do Mato Grosso, na atual Avenida Bento Gonçalves, na Zona Leste de Porto Alegre.

Após 7 anos nesse local, em 1920 o Cruzeiro se mudou para o Caminho do Meio, estádio onde jogou durante 18 anos.

Em 1941, o Cruzeiro inaugurou aquele que seria o estádio que mais viu glórias do time: o Estádio da Montanha. Na inauguração, 16 de março de 1941, 20 mil pessoas assistiram à vitória do time da casa por 1 a 0 sobre o São Paulo.

Porém, no final da década de 60, o time decaiu, encerrando seu departamento de futebol em 1979. A última partida disputada no estádio foi em 8 de novembro de 1970, contra o Liverpool, do Uruguai.

Em 1989, dois anos antes de voltar ao profissionalismo, o Cruzeiro inaugurou o Estrelão, quarto estádio da história do Cruzeiro, durante o Campeonato Gaúcho de 1977.

Planejamento

O Cruzeiro segue se preparando para o Gauchão 2015. Neste ano, quer ir além do que conseguiu no ano passado, quando foi eliminado nas quartas de final, pelo Internacional. O time continua apostando no técnico, Luís Antônio Zaluar, nos garotos da base, e em reforços como o atacante Wesley, ex-Grêmio, zagueiro André Ribeiro, ex-Vasco e o volante Paraná, ex-Inter.

Apenas cinco jogadores permaneceram no time nesta temporada: o lateral Claydir, os zagueiros Carlão e Claudinho, o volante Reinaldo e o atacante Leandro Rodrigues. Dos 30 atletas no plantel, 11 são garotos promovidos do sub-19 e do sub-20 – que seguiram trabalhando no segundo semestre.