ESF José Ramos já está funcionando para atender 10 mil pessoas | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

ESF José Ramos já está funcionando para atender 10 mil pessoas

ESF José Ramos já está funcionando para atender 10 mil pessoas

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) José Ramos, mais nova unidade de saúde do município, já está em funcionamento, mas a inauguração oficial será neste sábado, dia 11, às 11h, na Rua Fidel Zancheta, 655, bairro Jardim do Bosque.

O prefeito Vicente Pires ressalta que esta é a terceira unidade de saúde entregue pela atual gestão, dentro de um novo conceito de atendimento e qualidade dos serviços de saúde. “Serão atendidas cerca de 10 mil pessoas por esta nova ESF, o que amplia bastante a cobertura da saúde pública na zona norte da cidade, região que é mais carente e que ganha a segunda unidade em sequência, depois da entrega do ESF Fátima”, explica o prefeito.

O secretário de Saúde, Amir Selaimen, esclarece que o foco da ESF é o acompanhamento e a prevenção – os atendimentos de urgência continuam sendo atendidos no Posto 24 horas. “O grande segredo da ESF é a identificação de problemas, onde é possível fazer uma triagem de quais doenças atingem mais determinadas localidades. Com base nestes números, agimos estrategicamente para resolver, de forma planejada, aquelas demandas”, esclarece o titular da SMS, que também é médico cardiologista.
Selaimen explica que, além de atuar na resolução de problemas, a Estratégia de Saúde da Família tem como objetivo central a profilaxia. “As equipes monitoram e atendem a parte de vacinação, oftalmologia, odontologia e pesagem. Temos foco na prevenção e na manutenção da saúde”, argumenta o secretário.

Conforme a diretora de Saúde, Letícia Gomes, o trabalho das ESFs qualifica os serviços de saúde. “As equipes de ESF conhecem a comunidade onde atuam, elas estão inseridas naquele espaço, e esta proximidade facilita o trabalho”, afirma a diretora.

Como funcionará a nova ESF

A Estratégia de Saúde da Família José Ramos atenderá parte dos bairros Vista Alegre, Jardim do Bosque, Granja Esperança e Anair com três equipes. Na rua, os agentes de saúde verificam nas visitas a necessidade de marcar uma consulta com o clínico ou especialistas, mas o cidadão também pode se dirigir à unidade para agendar o atendimento. Na unidade, é feito o acolhimento e o profissional de saúde dá o encaminhamento necessário.

A ESF José Ramos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os agentes de saúde também visitam os domicílios nestes horários. Cada equipe conta com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um auxiliar de enfermagem e quatro agentes de saúde. Haverá também duas equipes odontológicas, com um dentista e um técnico de consultório dentário em cada uma. O município dispõe de 15 equipes de ESF no total, beneficiando diretamente até 60 mil pessoas.