Curso de Engenharia de Produção do Cesuca é o melhor do Brasil | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Curso de Engenharia de Produção do Cesuca é o melhor do Brasil

Curso de Engenharia de Produção do Cesuca é o melhor do Brasil

O curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Cesuca — instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional — foi reconhecido como o melhor do Brasil, entre instituições públicas e privadas, conforme o Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2019, indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC).

Os dados foram divulgados na última quarta-feira (9/12), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Foram analisadas 634 graduações em Engenharia de Produção ao redor de todo o País e o Cesuca conquistou o conceito 5 (máximo), sendo este o maior índice entre todos os cursos de Engenharia de Produção do País (CPC Contínuo 4,51).

Divulgado anualmente, o conceito vai de uma escala de 1 a 5 e é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no Brasil. Cursos com conceito 5 são de excelência, devendo ser vistos como referência. Esse conceito é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. O ranking completo está disponível neste link.

“Esse resultado reflete o esforço e a dedicação dos professores, alunos e demais colaboradores da Instituição, que estão alinhados com o compromisso da Cruzeiro do Sul Educacional em promover um ensino de excelência”, comentou sobre o resultado o Prof. Dr. Ricardo Muccillo da Silva, Reitor do Cesuca.

O curso de Engenharia de Produção do Cesuca conta com o respaldo em termos de infraestrutura, com ambientes adequados para o melhor rendimento. Além disso, possui um inovador Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que prevê o desenvolvimento de diversas competências profissionais próprias aos engenheiros de produção, como a capacidade de dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de projetar, produzir e construir com eficiência e qualidade bens e serviços, considerando sempre a possibilidade de melhorias contínuas.

“Essa conquista reflete quatro aspectos que foram fundamentais para conseguirmos esse resultado: primeiro os próprios alunos com a sua a experiência e maturidade; segundo o nosso corpo docente dedicado, com grande experiência profissional e bagagem nos temas abordados em sala de aula; terceiro a nossa matriz curricular moderna e voltada para problemas atuais da engenharia de produção. E quarto, a própria estrutura organizacional da Instituição que dá apoio aos docentes e discentes. O reconhecimento desse trabalho nos deixa muito contentes e nos estimula a conquistar ainda mais no futuro”, celebra o Coordenador do curso, Prof. Eduardo Roberto Soares Batista.

A Coordenadora Acadêmica, Profa. Ma. Mariana Menna Barreto Azambuja, argumenta que a conquista reflete, sobretudo, o trabalho realizado pela instituição no sentido de trazer o melhor desenvolvimento possível para o aluno. “Obter o primeiro lugar no Brasil demonstra que todo trabalho realizado pelo Centro Universitário Cesuca e a Cruzeiro do Sul Educacional vem trazendo um notável resultado na formação de profissionais extremamente qualificados, o que somente engrandece o desenvolvimento da nossa região”, comemorou a professora.