Cresce o sonho do Chico Mendes | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Cresce o sonho do Chico Mendes

Cresce o sonho do Chico Mendes

No mês passado o Bairro Olaria ganhou o noticiário estadual devido à enchente que devastou o bairro. Moradores da região afirmam que foi a pior cheia da história de Cachoeirinha.

Na volta pra casa, os moradores foram obrigados a se deparar com as casas tomadas pela lama, móveis e eletrônicos danificados pela água, um recomeço que só é possível com a solidariedade alheia.

Acostumados a saírem de suas casas todos os anos por causa da água, desta vez o retorno foi diferente. Os moradores voltaram para a Olaria com a promessa do prefeito Vicente Pires de que esse retorno seria provisório, e que o Chico Mendes vai passar do sonho à realidade. Os moradores que durante anos rechaçavam a ideia de ir para o Loteamento Chico Medes, hoje veem isso com bons olhos, conforme o presidente da Associação de Moradores da Vila Olaria, Paulo Roberto Alves, a maioria dos moradores aprovam a mudança. “99% dos moradores querem ir para o Chico Mendes, a gente esta na luta com o prefeito para ir antes da próxima enchente, há 30 anos enfrentamos isso”, falou o representante dos moradores.

Mudança

Em reunião realizada no mês passado na escola Lampadinha, o prefeito anunciou como seriam viabilizadas as obras para o término do Chico Mendes. A ideia do mutirão dos moradores pela mão de obra, proposto pelo poder público é vista como a solução mais adequada para que se resolva o impasse. “Essa é a solução, eu quero muito ir para o Chico Mendes, o lugar apesar de longe é muito bom”, falou Janaina Liens dos Santos, moradora da Olaria há 30 anos.

Elizete Simões, mora há 29 anos na Olaria e acredita que desta vez o sonho do Chico Mendes será consumado. “Depois de tantas promessas, acho que finalmente vamos conseguir ir para o Chico Mendes”, falou a moradora. Segunda ela o prefeito prometeu durante a reunião que a mudança ocorreria em breve.

Em visita feita pelos moradores ao loteamento Chico Medes no último sábado, o prefeito reuniu a população e falou sobre a mudança. “O problema agora é ver como vamos operacionalizar a saída de vocês de um ambiente e a chegada em outro ambiente, é isso que estamos organizando, eu já falei com a promotora, tenho reunião com a Brigada Militar e com a RGE para tratarmos disso”, disse o prefeito.

Prejudicados não tem dúvida

Os moradores mais prejudicados pela enchente não tem dúvida que a mudança será para melhor. “Eu perdi todos os meus móveis, fiquei sem nada, eu quero ir para o Chico Mendes o quanto antes, porque é brabo tu perder tudo que tu conquistou com muito trabalho assim”, falou Alcindo Severo. O morador relata que recebeu bastante doações de roupas e alimentos, e deixa um pedido. “Se alguém quiser doar um colchão ou uma cama eu ficaria grato, pois não temos como comprar”, pediu.

Entre os moradores ainda é possível encontrar quem não queira deixar a Olaria. “Eu não acredito nessa mudança, é tudo política, e se isso ocorrer eu não vou sair daqui”, falou um morador que preferiu não ter a identidade revelada.

“A maioria quer ir para o Chico Mendes, tem alguns que relutam, mas são poucos, eu acredito que na medida em que eles forem vendo a movimentação para a mudança ele vão mudar de ideia”, falou Janaina Liens.

 

FOTO: Dijair Brilhantes / CC