Claudia Lima Marques eleita primeira mulher diretora da Faculdade de Direito da UFRGS em 120 anos | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Claudia Lima Marques eleita primeira mulher diretora da Faculdade de Direito da UFRGS em 120 anos

Claudia Lima Marques eleita primeira mulher diretora da Faculdade de Direito da UFRGS em 120 anos
A professora de Direito Internacional Privado Claudia Lima Marques foi eleita nesta quarta-feira (14/10) diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É a primeira vez em 120 anos que a instituição será comandada por uma mulher.

A eleição ocorreu entre os dias 13 e 14 de outubro. Com um lema de campanha pautado na igualdade e na competência, saiu vencedora a chapa 1, composta por Marques e pela professora Ana Paula Motta Costa, que será vice-diretora da Faculdade de Direito. A nomeação deve passar pelo reitor da universidade.

“É uma grande honra ter sido escolhida como a primeira jurista mulher, junto com a professora Ana Paula Costa, para a direção da nossa centenária faculdade de direito da UFRGS. A universidade pública, gratuita e de qualidade é um orgulho para o Brasil e permite construir um futuro de excelência em pesquisa, extensão e em ensino”, disse Marques à Revista ConJur.

Ainda de acordo com ela, o século XXI exige igualdade, competência e renovação. “E, com o talento de todos de nossa comunidade, docentes, técnicos e alunos, esperamos poder contribuir para a construção de uma faculdade de Direito inserida na realidade social, nos desafios de nosso tempo e em diálogo com o mundo”.

Marques é doutora pela Universidade de Heideberg e mestre em Direito pela Universidade de Tübingen, ambas na Alemanha. Ela também é presidente do Comitê de Proteção Internacional dos Consumidores e da International Law Association, de Londres.

A professora presidiu a Brasilcon e a Asadip, é árbitra do Mercosul e jurista-colaboradora da SENACON-MJ na OEA e na Conferência de Haia. É Relatora-Geral da Comissão de Juristas do Senado Federal para atualização do Código de Defesa do Consumidor.

Ana Paula Motta Costa, eleita vice-diretora ao lado de Marques, é professora de Direito Penal e Criminologia na graduação, bem como do programa de pós-graduação da instituição. Doutora e Mestra em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com Pós-doutorado na Universidade Berkeley, da Califórnia.

A professora presidiu a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul – FASE/RS, sendo a responsável pela condução do processo de desconstituição da antiga FEBEM/RS e constituição da fundação.

Colaboração: Revista Consultor Jurídico