Chegou o Carnaval! | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Chegou o Carnaval!

Chegou o Carnaval!

por Dijair Brilhantes

O Carnaval 2015 começa oficialmente no 13, em todo o Brasil, mas em Cachoeirinha a folia já começou desde o último dia 06. A largada ficou marcada pela animação do bloco Skenta, que fez a apresentação na Av. João Pessoa, na Vila Eunice. Foram pouco mais de três horas de muito samba e axé cantarolados pelos cerca de 50 integrantes do bloco Skenta.

A coordenadora do Bloco Skenta, Luciane Bento se mostrou animada com a primeira noite de festa. “O carnaval é uma festa popular com cunho cultural e social. Não podemos deixar morrer este evento aqui em nossa cidade”, diz a coordenadora da folia.

Luciane entende que o evento realizado no dia 06, foi muito divertido, apesar do público pequeno. “O público era pequeno, pois a maioria do integrantes do nosso bloco estava na praia, mas com grande qualidade e grandes participações”, comenta. Ela ainda lembrou que faltou tempo para divulgar o trabalho.

Luciane agradece a atenção dada ao bloco pelo Secretaria de Cultura, dos integrantes da LIECC (Liga de carnaval), do Bar do Diego, na rua General Vignóli,  do interprete Mauro do cavaco e de sua harmonia. Além da Brigada Militar, da Secretaria de Segurança, dos agentes de Saúde da Unidade Carlos Wilkens, da Secretaria de Comunicação, do vereador Nelson Martini, da Jornalista Sônia Zanqueta, do rei Momo Buiu, que está em todos eventos, e ao público e ao vizinhos que estavam contentes com a novidade no bairro e ajudaram a fazer a festa.

Bloco Skenta: . "O público era pequeno, pois a maioria do integrantes do nosso bloco estava na praia, mas com grande qualidade e grandes participações", comenta a coordenadora Luciane Bento

Bloco Skenta: . “O público era pequeno, pois a maioria do integrantes do nosso bloco estava na praia, mas com grande qualidade e grandes participações”, comenta a coordenadora Luciane Bento

Unidos da Betânia

A sexta-feira 13, de Carnaval promete ser muito animada no Bairro Betânia. A Escola de Samba Unidos da Vila Betânia promete animar a segunda noite de carnaval da cidade. Sob o comando do seu Nenê, os integrantes da Escola prometem entoar o samba “Chore você se quiser chorar”. A escola irá desfilar nas ruas do bairro com os integrantes devidamente uniformizados com percussionistas e alegorias, com direito a tudo que uma escola de samba tem para fazer um belo carnaval. “O ano passado queríamos fazer uma muamba, mas sem dinheiro não foi possível, este ano o secretário Claiton voltou a investir no carnaval da cidade”, concluiu seu Nenê.

Unidos da Betânia: nesta sexta-feira, 13, a escola promete animar a segunda noite de carnaval da cidade. Sob o comando do seu Nenê, os integrantes da Escola prometem entoar o samba "Chore você se quiser chorar"

Unidos da Betânia: nesta sexta-feira, 13, a escola promete animar a segunda noite de carnaval da cidade. Sob o comando do seu Nenê, os integrantes da Escola prometem entoar o samba “Chore você se quiser chorar”

Praça da Juventude

No dia 27, haverá o desfile de três blocos carnavalescos existentes em Cachoeirinha. A apresentação ocorrerá na Praça da Juventude, localizada no Bairro Granja Esperança. Anderson Farinha, morador da Granja Esperança, é o coordenador do bloco Vasco da Granja, e entende que o carnaval será bem feito mesmo com as dificuldades estruturais encontradas ao longo do ano. “Foi tudo meio em cima da hora, exigiriam uma documentação faltando poucos dias para o carnaval, mas vamos conseguir”, diz Anderson. O folião ainda diz que é um desafio pessoal para ele colocar o bloco para desfilar. “Os moradores queriam um bloco, montamos um bloco, alguns pediram e sumiram, mas eu vou fazer o carnaval com para a comunidade” completa Farinha.

Vasco da Granja: "Os moradores queriam um bloco, montamos um bloco, alguns pediram e sumiram, mas eu vou fazer o carnaval com para a comunidade", destaca o presidente Anderson Farinha

Vasco da Granja: “Os moradores queriam um bloco, montamos um bloco, alguns pediram e sumiram, mas eu vou fazer o carnaval com para a comunidade”, destaca o presidente Anderson Farinha

Rosas de Ouro

A escola Rosas de Ouro irá desfilar em formato de bloco neste ano, a falta de recursos foi fez com que o presidente da escola César Silveira, tomasse essa decisão. “Enfrentamos dificuldades, a verba surgiu muito em cima da hora, por isso resolvemos participar em forma de bloco de carnaval este ano”, explica o presidente. “No ano que vem pretendemos fazer um carnaval completo, com fantasias e alegorias” concluiu César.

Escola Rosas de Ouro: "Enfrentamos dificuldades, a verba surgiu muito em cima da hora, por isso resolvemos participar em forma de bloco de carnaval este ano", explica o presidente

Escola Rosas de Ouro: “Enfrentamos dificuldades, a verba surgiu muito em cima da hora, por isso resolvemos participar em forma de bloco de carnaval este ano”, explica o presidente

Afro-Tchê

Sob o embalo dos tambores da percussão dos integrantes do Bloco Afro-Tchê, quem for até a Praça da Juventude verá uma mistura de ritmos. Um dos mais antigos blocos da cidade tem em sua percussão crianças. O afro-tchê atende cerca de 50 crianças na Escola Municipal Jardim do Bosque, lá elas aprendem a tocar instrumentos de percussão. “A única exigência é que elas tenham boas notas na escola”, diz o coordenador.

Bloco Afro-Tchê: um dos mais antigos blocos da cidade tem em sua percussão crianças e traz uma mistura de ritmos. O afro-tchê atende cerca de 50 crianças na Escola Municipal Jardim do Bosque, lá elas aprendem a tocar instrumentos de percussão

Bloco Afro-Tchê: um dos mais antigos blocos da cidade tem em sua percussão crianças e traz uma mistura de ritmos. O afro-tchê atende cerca de 50 crianças na Escola Municipal Jardim do Bosque, lá elas aprendem a tocar instrumentos de percussão

Liga e secretaria de Cultura

Com a criação da liga das entidades carnavalescas ao lado da secretaria de cultura, o carnaval de Cachoeirinha tende a evoluir e ganhar força para os próximos anos. É assim que pensa o secretário de cultura Claiton Manfro. “Queremos fortalecer o carnaval, aproximar a comunidade da festa, ainda sentimos ela muito distante”, falou o secretário.

O presidente da liga das entidades carnavalescas, César Silveira, entende que o carnaval em Cachoeirinha irá crescer com a liga, e com o apoio do secretário. “O carnaval só voltou a acontecer em Cachoeirinha graças ao secretário Claiton, que acreditou no projeto”, diz César. “Precisamos fazer o carnaval de Cachoeirinha atravessar a ponte, e ganhar visibilidade no estado”, conclui.

Carnaval infantil

Carnaval também é coisa de criança. Por isso um dos clubes mais tradicionais de Cachoeirinha irá promover o carnaval infantil. O Carnaval Infantil Veranópolis será de tradição, com marchinhas, escolha da rainha e melhor fantasia com prêmio para melhor torcida.

A entrada é limitada para crianças de até 14 anos e terá inicio às 16hs do dia 17/02 até ás 21hs

Programação da cidade

Dia 13/02 – Escola Unidos da Betânia – na avenida principal do Bairro Betânia

Dia 17 /02 _  Carnaval infantil no Veranópolis

Dia 22/02 – Participação de todas as Escolas e Blocos – Parcão

Dia 27/02 – Bloco Afro Tchê Escolas Rosas de Ouro e Vasco da Granja – na Praça da Juventude