Cansados de esperar, moradores realizam mutirão por melhorias nos bairros | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Cansados de esperar, moradores realizam mutirão por melhorias nos bairros

Cansados de esperar, moradores realizam mutirão por melhorias nos bairros

por Dijair Brilhantes

Cansados de esperar pelas melhorias no bairro prometidos pela Prefeitura de Cachoeirinha, os moradores do Bairro Chácara das Rosas e Moradas do Bosque realizaram um mutirão no último sábado, 15, para promover melhorias na região.

Os próprios moradores admitem que a população dos bairros nos arredores descartam lixo e cascalhos de obras na entrada do Bairro, pois no local há muitos terrenos vazios. “Os moradores já estavam cansados de ver a sujeira tomando cona das praças e das ruas do Moradas do Bosque, onde fica a entrada do Chácara das Rosas, daí resolvemos fazer um mutirão”, explica Leonardo Fernandes, um dos lideres comunitários.

O mutirão foi organizado através das redes sociais, um grupo no WhatsApp também serviu para que os moradores pudessem planejar as tarefas. A ideia inicial era limpar somente as praças, mas um morador comentou que um vizinho estava realizando a limpeza na Rua Nildo Hainzereder Schutz, e os outros moradores resolveram ajudar. Como a prefeitura já havia feito a limpeza de um dos lados da rua, dias atrás, os vizinhos se uniram para limpar o outro lado.

Família fez limpeza de praça      

No mês passado, o morador Jefferson Pereira reuniu a família para realizar a limpeza de uma das praças do Bairro Moradas do Bosque, ele diz ter ficado impressionado com a quantidade de papel de balas, pontas de cigarro, panfletos e cadeiras quebradas. A iniciativa teria partido dos filhos. “Eles ficaram muito felizes por fazermos parte da ação, daremos continuidade para fazer muito mais pelo nosso bairro”, explicou Jefferson. Os outros moradores teriam ficado contentes com a iniciativa do vizinho, e resolveram tomar a mesma atitude.

Há enormes queixas com a limpeza do bairro, em fevereiro deste ano, o jornal Correio de Cachoeirinha foi até o bairro Moradas do Bosque e ouviu as queixas dos moradores. A reportagem voltou ao Moradas do Bosque em maio, pouca ciosa havia mudado.  Agora, três meses depois os problemas permanecem.

O secretário municipal de infraestrutura, Ibaru Barbosa, diz que como o Chácara das Rosas continua em fase de construção, fica inviável a prefeitura fazer a limpeza no local. “Algumas ruas ainda estão intrafegáveis, não dá para entrar com o caminhão lá e sair de ré”, explica Barbosa.

Leonardo Fernandes contesta a alegação o secretário. “Essa desculpa vale apenas para o Chácara das Rosas, para o Moradas do Bosque não, pois este já foi entregue há muito tempo pela construtora”, falou o líder comunitário.

O representante dos moradores ainda lamenta que a prefeitura e a construtora fiquem neste jogo de empurra. “Um diz que a responsabilidade é da prefeitura, ou outro põe a culpa na Bolognesi, mas já pagamos IPTU há dois anos, acho que a prefeitura tem que se responsabilizar pelo serviço”, falou Leonardo.

Segurança

Outro grave problema relatado pelos moradores durante a reportagem sobre os problemas do Bairro em maio era a questão da segurança. Para sanar o problema os moradores instalaram câmera de seguranças na entrada do Chácara das Rosas. A medida tem como objetivo coibir os assaltos e roubos na região e evitar que os moradores descartem lixo em entulhos em locais não apropriados. Os moradores que participaram do mutirão pedem para que as pessoas não descartem entulhos em terrenos baldios e que as mesmas procurem o Ecoponto mais próximo.