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Estudo das vias laterais da Free Way está em fase final

Estudo das vias laterais da Free Way está em fase final
Esteve em discussão na Agência Nacional de Transporte Terrestres – ANTT, durante reunião na última semana, o processo de estudo para o novo contrato de concessão da BR 290. Marco Barbosa, coordenador do Movimento Livre Acesso à Free Way, e André Campos, Presidente da ACC, solicitaram informação sobre as reivindicações de acesso à Free Way através do projeto das vias laterais.
Segundo Marisa Dagmar Tiefensee, coordenadora de infraestrutura da ANTT, o prazo de entrega do estudo, que inicialmente era em janeiro, passou para o mês de maio deste ano. Informou que após deste período, os estudos passam pela comissão que elabora o edital de licitação. O passo seguinte, e mais importante, é a realização das audiências públicas para ouvir a população e definir o novo edital.
Marco Barbosa cobrou a garantia da inclusão das vias laterais no processo de licitação. De acordo com o estudo, estas vias laterais iniciam no quilômetro 64, próximo à GM em Gravataí, chegando até o quilômetro 96, nas proximidades da Arena do Grêmio. Outra novidade que está ligada a este projeto é o deslocamento da praça de pedágio de Gravataí para após a intersecção com a ERS 118. A construção das vias marginais inviabiliza a permanência de pedágio, liberando o acesso para o usuário de curta distância.
Esta novidade vai afetar diretamente o trânsito na avenida principal de Cachoeirinha, desafogando o fluxo de veículos que utilizam a cidade como via de acesso à Porto Alegre. O projeto também destaca a necessidade de ciclovias ao longo de todo o trecho, considerando a condição topográfica plana da superfície e dando maior mobilidade à população.

 Marco Barbosa, coordenador do Movimento Livre Acesso à Free Way, e André Campos, Presidente da ACC, solicitaram informação sobre as reivindicações de acesso à Free Way.

Marco Barbosa, coordenador do Movimento Livre Acesso à Free Way, e André Campos, Presidente da ACC, solicitaram informação sobre as reivindicações de acesso à Free Way.