Cachoeirinha promove 2ª Semana da Juventude de Cachoeirinha | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Cachoeirinha promove 2ª Semana da Juventude de Cachoeirinha

Cachoeirinha promove 2ª Semana da Juventude de Cachoeirinha

Ocorreu na última sexta-feira, 21, a abertura da 2º Semana da Juventude de Cachoeirinha. Estiveram presentes alunos das escolas Princesa Isabel, Guimarães Rosa, Fidel Zanchetta, Carlos Wilkens e Jardim do Bosque, além de representantes do poder público. Os pronunciamentos foram iniciados pelo vereador João Tardeti, que representava a Câmara Municipal. “Nós vivemos atualmente mais do que uma crise econômica, vivemos uma crise de conduta, de bons exemplos. Vocês, os jovens, tem que se indignar com o que está errado, tem que participar, se envolver com os problemas da cidade”, afirmou Tardeti.

O supervisor da Coordenadoria da Juventude, Flávio Cabral, agradeceu às escolas que apoiaram a realização da 2ª Semana da Juventude de Cachoeirinha. “Pra nós é muito importante ser a ponte entre os jovens e o governo municipal e promover este evento demonstra a sintonia deste trabalho”, comentou Cabral.

Breier e Stédile estiveram presentes na cerimônia 

O secretário Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social, Miki Breier, lembrou que o aprendizado não se dá somente dentro da sala de aula, mas também em eventos como aquele. “Queria chamar a atenção para o tema desta 2ª Semana da Juventude de Cachoeirinha: o jovem como agente da construção da cidade. Interessante para vocês refletirem a respeito do papel de vocês na sociedade, porque é muito fácil colocar todos os problemas nas costas do poder público, mas também devemos pensar no que cada um de nós está fazendo para melhorar a cidade em que vivemos”, ponderou Miki.

O deputado federal José Stédile também alertou para a responsabilidade dos jovens na sociedade. “O país que vocês vão receber só depende de vocês. Queria deixar como sugestão que vocês leiam muito. Os jovens de hoje estão bastante voltados à internet e às redes sociais e pouco à leitura. Por isso leiam, porque certamente isso será um diferencial na vida de vocês”, aconselhou Stédile.

Mercado de trabalho

Terminadas as falas oficiais, o diretor técnico da FGTAS e professor de filosofia, Pedro Francisco da Silva Filho, palestrou sobre a relação do jovem com o mercado de trabalho. Ele esclareceu que a FGTAS faz a intermediação entre quem está procurando emprego e os empregadores. “O jovem tem que decidir se quer ser mão de obra barata ou especializada. O mercado de trabalho não vai se adequar a vocês. São vocês que deverão se adequar e lutar pelas vagas disponíveis. Por isso, vocês tem que aproveitar as oportunidades de estudo e absorver o máximo de conhecimento, para buscar uma boa colocação. Não deixem de valorizar algo tão fundamental e precioso, que está nas mãos de vocês”, afirmou o palestrante.

Por fim, o secretário da Juventude Canoas, Herbert Poersch, conhecido como DJ Cabeção, promoveu um bate-papo com os jovens

Próximo sábado

No próximo sábado, 29 de agosto, será realizada, na Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, a 2ª Conferência Municipal da Juventude. O credenciamento começa às 13h30min e a abertura oficial será às 14h. Haverá palestra com o músico Santiago Neto, sobre o tema “Alternativas de trabalho e renda para a juventude, através das iniciativas e empreendimentos culturais, a cultura de redes e o trabalho colaborativo”.

Posteriormente, serão discutidas as diretrizes da 1ª Conferência Municipal da Juventude e debatidas as novas diretrizes, a partir de eixos e sub-eixos. Em seguida, está prevista a apresentação em plenário do trabalho dos grupos de discussão e das novas diretrizes. A conferência será encerrada com um show.

Quem quiser participar, já é possível se inscrever na conferência, através do site da Prefeitura, clicando no banner da capa do portal.