29º Ronda Crioula inicia neste sábado | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

29º Ronda Crioula inicia neste sábado

29º Ronda Crioula inicia neste sábado

As atividades serão gratuitas e realizadas no Parque de Eventos junto ao CTG Rancho da Saudade

Com o tema “Viver a Cultura Gaúcha é aprofundar nossa identidade”, começa neste sábado, 12, o maior evento cultural da cidade e o segundo maior evento tradicionalista do Estado: a Ronda Crioula. Em sua 29ª edição, a festa vai trazer este ano mostras de danças tradicionalistas e artes, concursos, oficinas e workshops, uma típica fazendinha gaúcha, além da programação diária de shows e bailes.

A cada ano, a Ronda também traz novidades. Neste, haverá campanha de Preservação do Meio Ambiente, através da distribuição de mudas de árvores visando a neutralização da emissão de gás carbônico, entre outras atividades, e campanha de Combate às Drogas, por meio de palestras sobre os malefícios da drogadição na saúde e sociedade, com depoimentos de ex-dependentes químicos.

As oficinas e workshops, que tiveram início em 2007, estarão entre as principais atividades. Entre elas, estarão a de lida campeira, de histórias e brincadeiras antigas, de bonecas de pano, causos gaúchos, danças tradicionalistas e tiro de laço em vaca mecânica.

Serão 60 piquetes que desenvolverão, cada um, um tema diferente. Diariamente, haverá contação de histórias e teatro de bonecos, visitação livre aos piquetes e à Mostra de Artes Visuais “Traços Gaúchos” e a apresentação das invernadas de dança dos CTGs.

A Ronda começa no sábado às 8h, com a busca da Chama Crioula em Porto Alegre e o Desfile de Cavalarianos pela Avenida Flores da Cunha. Às 14h acontecerá a abertura oficial do evento, que será encerrado no dia 20, às 18h, com a extinção da Chama Crioula. A expectativa da organização é de que esta edição supere as anteriores em público. Ele convida a população de Cachoeirinha e região a participar dos festejos.

Confira a programação:

PROGRAMARONDAedit

PROGRAMARONDAedit2

PROGRAMARONDAedit3

Divulgação/PMC

Divulgação/PMC     Foto: Fernando Planella/PMC

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *