Ambiental Metrosul completa primeiro mês operando sistema de esgoto da RMPA | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Ambiental Metrosul completa primeiro mês operando sistema de esgoto da RMPA

Ambiental Metrosul completa primeiro mês operando sistema de esgoto da RMPA

Na última sexta-feira, 1°, a Ambiental Metrosul completou o primeiro mês à frente dos serviços de coleta e tratamento de esgoto nas nove cidades atendidas pela PPP da Corsan. A fim de agilizar os processos assumidos e avançar com sua atuação na Região Metropolitana de Porto Alegre, a empresa mantém intensos os trabalhos programados. Ao longo deste primeiro ano de operação estão previstos, ainda, investimentos em novas tecnologias, hidrometria e telemetria, reforma e integração de sistemas, obras em edificações, entre outros.

Nos primeiros 30 dias de operação assistida – que segue até maio, quando a Metrosul assume plenamente os trabalhos – as equipes de campo realizaram, aproximadamente, mil atendimentos voltados à manutenção, reparo e desobstrução das redes de esgoto. Desses, 86% foram atendidos em um prazo médio de 24 horas.

Além das melhorias nas estações de tratamento e bombeamento, que acontecem desde o começo da operação, e estruturação do Centro de Controle Operacional, cujo monitoramento será ampliado no primeiro semestre deste ano, a Ambiental Metrosul já está promovendo a renovação do parque de hidrômetros – foram 3,1 mil equipamentos substituídos neste primeiro mês – e realizando as visitas porta a porta, quando as equipes fazem as vistorias dos sistemas de esgoto das residências e atuam na conscientização sobre a importância da coleta e tratamento. Nesse sentido, a empresa também já iniciou a aproximação com as associações de bairro e lideranças comunitárias para entender melhor a realidade da população dos locais atendidos pela Parceria, podendo agir mais pontualmente nas demandas dessas regiões.

Concomitantemente, a empresa trabalha nos projetos e licenças relacionadas às obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário que começam em 2022, por Canoas. Em até 11 anos, a Ambiental Metrosul vai expandir para mais de 87% o número de residências com a coleta e tratamento de esgoto na RMPA, beneficiando em torno de 1,7 milhão de pessoas.

A partir de março deste ano, a Metrosul também começa a colocar em prática seus programas socioambientais. As iniciativas, que contemplarão ações de conscientização e educação voltados à preservação do meio ambiente, serão desenvolvidas e aplicadas conforme as necessidades de cada localidade. Entre os projetos estão o Portas

Abertas, que permitirá às comunidades atendidas pela PPP conhecer as instalações operacionais da empresa; De Olho no Óleo, que abordará o descarte correto do resíduo nas residências e alternativas de reutilização, além do Pescar, projeto que oferecerá para jovens em idade escolar e situação de vulnerabilidade social, formação na área de eletromecânica.

PRIMEIRO MÊS EM NÚMEROS
1 mil atendimentos realizados
3,1 mil hidrômetros trocados
Melhorias em 44 estações de tratamento e bombeamento
2 mil vistorias para liberação de rede
12,6 mil visitas porta a porta