Agências Sine da região terão atendimentos especiais às mulheres nesta sexta | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Agências Sine da região terão atendimentos especiais às mulheres nesta sexta

Agências Sine da região terão atendimentos especiais às mulheres nesta sexta

Apesar da ação, não haverá vagas de trabalho específicas a elas. | Foto: Palácio Piratini

Nesta sexta-feira, as agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Gravataí e de Cachoeirinha receberão o programa Empregar RS Mulher. Durante todo o dia, haverá guichês de atendimento preferencial para as mulheres nas áreas de intermediação de mão de obra e encaminhamento de seguro-desemprego e de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Além dos dois municípios, as ações serão realizadas em outras 123 cidades do Estado, totalizando 128 agências.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Gilberto Baldasso, o foco do evento é o acolhimento da mulher. “Queremos aproximar ainda mais os serviços oferecidos pela FGTAS das mulheres, de modo a prestar um atendimento qualificado e com atenção especial às trabalhadoras, além de fornecer orientações sobre direitos e serviços especializados em parceria com gestoras municipais”, disse.

As agências da região funcionam diariamente de segunda a sexta-feira. Em Gravataí, o horário de funcionamento é das 8h às 17h. Em Cachoeirinha, as atividades ocorrem das 9h às 17h.

Não haverá vagas exclusivas para as mulheres

Apesar da realização do Empregar RS Mulher nesta sexta-feira, não serão ofertadas vagas exclusivas para as mulheres nas agências Sine de Gravataí e de Cachoeirinha. “Vamos ter um guichê exclusivo para elas. Porém, infelizmente, não temos a confirmação de vagas prioritárias às mulheres”, disse a coordenadora do Sine de Gravataí, Lucienne Reis.

Em Cachoeirinha, a situação é a mesma. “Teremos o atendimento prioritário para as mulheres, mas não teremos vagas exclusivas a elas. As oportunidades disponíveis são para todos”, informou o coordenador do Sine da cidade, Sérgio Soares.

No ano passado, 13,1 mil mulheres contratadas

Apesar de 97,6 mil mulheres terem sido cadastradas no sistema Mais Emprego no ano passado nas agências Sine no Estado, apenas 13,1 mil foram colocadas no mercado de trabalho. De acordo com a FGTAS, as cinco ocupações mais frequentes para as mulheres no período foram: empregada doméstica faxineira, alimentadora de linha de produção, faxineira, operadora de caixa e atendente de lojas e mercados.

Confira as vagas disponíveis nas duas unidades até à tarde desta quarta-feira

– Agência Gravataí (Av. Benjamin Costant, 100)

Ajudante de açougueiro/comércio (1), ajudante de motorista (2), assistente de contadoria fiscal (2), borracheiro (1), cozinheiro-geral (1), empacotador (2), oficial de serviços gerais na manutenção de edificações (1), padeiro (4), supervisor de segurança patrimonial (1), técnico químico (1) e vendedor pracista (1).

Para pessoas com deficiência, há vagas para oficial de serviços gerais na manutenção de edificações (1) e recepcionista atendente (1).

– Agência Cachoeirinha (Av. Flores da Cunha, 2209 – Parada 54)

Assistente de vendas (1), cortador de roupas (1), costureira em geral (3), mecânico de manutenção de caminhão a diesel (1), motorista entregador (2), operador de centro de usinagem com comando numérico (1), professor de língua inglesa (2), promotor de vendas (3), técnico de vendas (1), vendedor interno (2) e vendedor pracista (1).

Para pessoas com deficiência, há vagas para alimentador de linha de produção (5) e recepcionista (1).